Copa do Mundo

Sem ‘Waka Waka’: Famosos se recusam a participar de show de abertura da Copa do Mundo no Catar; entenda

18 nov 2022, 11:38 - atualizado em 18 nov 2022, 11:38
Copa do Mundo Catar 2022
Artistas que vão participar da abertura da Copa do Mundo no Catar geram polêmicas (Imagem: REUTERS/Hamad I Mohammed)

A abertura da Copa do Mundo de 2022 será neste domingo, 20 de novembro, porém, nem todos os artistas convidados vão participar do evento no Catar.

Isso porque o país é conhecido por violar direitos humanos, tendo sido acusado de ter trabalhadores em condições análogas à escravidão nos preparativos para o evento. Além disso, a homossexualidade é ilegal no Catar e há relatos de perseguição a pessoas LGBTQIA+ e mulheres.

Os convites realizados a artistas de diferentes partes do mundo tiveram recusas ou, nos casos de aceite, repercussão negativa do público que os acompanha.

Quem vai e quem não vai participar

Até o momento de publicação desta matéria, a Fifa não divulgou oficialmente a relação de artistas que vão se apresentar na abertura do torneio, contudo, a repercussão dos fãs de alguns artistas, bem como a recusa de outros, já chamam atenção.

Do lado de quem vai participar, a cantora brasileira Ludmilla foi criticada por fãs pelo aceite ao convite.

Em contrapartida, Shakira, dona da simbólica música da Copa do Mundo de 2010, “Waka Waka”, rejeitou o convite para participar desta abertura.

Segundo o programa espanhol El programa de Ana Rosa,  a cantora recebeu o convite, mas recusou sem muitas justificativas. A artista não descartou a possibilidade de participar de outras ações ligadas à Copa do Mundo.

Já no caso de Dua Lipa, a cantora se manifestou em sua rede social para esclarecer o rumor de que iria se apresentar na abertura.

“Eu não vou me apresentar e nem nunca estive envolvida em nenhuma negociação para me apresentar […] Estou ansiosa para visitar o Catar quando ele cumprir todas as promessas de direitos humanos que fez quando ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo”, disse.

Posicionamento do Catar para a Copa do Mundo

Os organizadores do evento prometeram receber “todos os visitantes sem discriminação”.

Como mencionado, a homossexualidade é um crime no Catar, que também proíbe “demonstrações públicas de afeto”, como abraços longos e beijos na boca, mesmo entre heterossexuais.

Vale pontuar que, nesta sexta-feira (18), o governo proibiu o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios. A medida foi anunciada pela Fifa dois dias antes do começar o maior evento de futebol.

Em comunicado, a Fifa, organizadora da Copa, ressaltou que a decisão veio após debates com as autoridades do país. Apesar da remoção de pontos de venda de cerveja de todo o perímetro de estádios, haverá bebidas alcoólicas disponíveis para consumo no Fan Festival.

Catar é o primeiro país muçulmano conservador a receber uma Copa do Mundo e há um controle rígido de álcool, cujo consumo é proibido em público.

Os visitantes não podem levar álcool para o Catar, nem mesmo da seção duty free do aeroporto. O álcool é vendido em bares de alguns hotéis, onde a cerveja custa cerca de US$ 15 (perto de R$ 81) por meio litro.

* Com Flávya Pereira

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar