Opinião

Sem tempo e sem paciência

01 out 2019, 14:19 - atualizado em 01 out 2019, 14:40
Congresso Nacional em Brasília
(Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Por Fernanda Consorte

CAUSA: Na semana passada o ministro Paulo Guedes afirmou que precisamos de um “tempinho” para que a Economia do nosso país volte ao rumo do crescimento, sugerindo certa impaciência de nossa parte… mas será que somos mesmo impacientes? Os dados sugerem outra coisa, pois há tempos não temos boas notícias, nem sinais de recuperação. Alguns indicadores mais recentes mostram exatamente isso:

– O índice de confiança do consumidor ainda permanece muito aquém do ideal, em 89,7 pontos, quando o bom seria que ele estivesse acima de 100. O que isso quer dizer? Que a população não tem intenção de gastar, de consumir, ou seja, não tem dinheiro sendo injetado na economia local. Economia não roda, país não cresce

– A confiança empresarial ficou estável em setembro, refletindo uma percepção ainda desfavorável com relação à situação corrente dos negócios;

– E falta emprego! Os dados de emprego formal do CAGED divulgados na semana passada, mostram alguma recuperação na margem, mas de fato seguem em um nível ainda muito baixo.

 CONSEQUÊNCIA: Na verdade, estamos correndo contra o tempo, precisamos de boas notícias e boas ações do governo nesse sentido. Enquanto não tivermos isso, dificilmente vamos ver a taxa de câmbio abaixo dos R$4,00/US$ novamente.

“Dizem que o tempo resolve tudo. A questão é: Quanto tempo?”

fernanda.consorte@ourinvest.com.br