Sem surpresas, Federal Reserve eleva juros em 0,25 pp pela terceira vez consecutiva
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) elevou a meta da taxa de juros de referência do Federal Reserve em 0,25 ponto percentual, nesta quarta-feira (03).
A taxa agora se encontra no intervalo entre 5% e 5,25% após a segunda reunião do Fed em 2023.
O reajuste ficou em linha com a projeção do mercado. Hoje mais cedo, o Fed Funds apontava para 86,8% de chances de um aumento mais contido, de 0,25 pp, na taxa de juros. Já 13,2% apostavam em uma manutenção da taxa, motivada pelos riscos de uma crise bancária causada pela quebra de instituições nos Estados Unidos.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Ciclo de aperto do Fed
Ao todo, essa é a décima alta promovida pelo Fed. As duas primeiras foram mais brandas: uma alta de 0,25 pp em março e outra de 0,50 pp em maio.
No entanto, em junho, o banco central adotou uma postura mais restritiva, ao aprovar o primeiro reajuste de 0,75 pp do ciclo – o maior movimento desde 1994. Ao todo, foram quatro altas seguidas de 0,75 pp. Em dezembro, o Federal Reserve optou por um reajuste de 0,50 pp.
Neste ano, o Fed voltou para os reajustes mais modestos: Já é a terceira vez consecutiva que a autoridade monetária eleva os juros em 0,25 pp.
Ainda não está claro quando o banco central americano pretende interromper as altas nos juros e entrar em um patamar de manutenção. A inflação no país segue elevada e longe da meta de 2%.