Estados Unidos (EUA)

Sem surpresas, Federal Reserve eleva juros em 0,25 pp pela terceira vez consecutiva

03 maio 2023, 15:00 - atualizado em 03 maio 2023, 15:00
Federal Reserve, Fed
O reajuste do Federal Reserve ficou em linha com a projeção do mercado. O Fed Funds apontava para 86,8% de chances de um aumento de 0,25 pp. (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) elevou a meta da taxa de juros de referência do Federal Reserve em 0,25 ponto percentual, nesta quarta-feira (03).

A taxa agora se encontra no intervalo entre 5% e 5,25% após a segunda reunião do Fed em 2023.

O reajuste ficou em linha com a projeção do mercado. Hoje mais cedo, o Fed Funds apontava para 86,8% de chances de um aumento mais contido, de 0,25 pp, na taxa de juros. Já 13,2% apostavam em uma manutenção da taxa, motivada pelos riscos de uma crise bancária causada pela quebra de instituições nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ciclo de aperto do Fed

Ao todo, essa é a décima alta promovida pelo Fed. As duas primeiras foram mais brandas: uma alta de 0,25 pp em março e outra de 0,50 pp em maio.

No entanto, em junho, o banco central adotou uma postura mais restritiva, ao aprovar o primeiro reajuste de 0,75 pp do ciclo – o maior movimento desde 1994. Ao todo, foram quatro altas seguidas de 0,75 pp. Em dezembro, o Federal Reserve optou por um reajuste de 0,50 pp.

Neste ano, o Fed voltou para os reajustes mais modestos: Já é a terceira vez consecutiva que a autoridade monetária eleva os juros em 0,25 pp.

Ainda não está claro quando o banco central americano pretende interromper as altas nos juros e entrar em um patamar de manutenção. A inflação no país segue elevada e longe da meta de 2%.

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.