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Sem renovação de licença, Uber pode deixar de operar em Londres

22 nov 2019, 9:11 - atualizado em 22 nov 2019, 9:11
Uma nova licença de longo prazo daria mais segurança ao Uber e para cerca de 45 mil motoristas de Londres (Imagem: Pixabay)

A autoridade de trânsito de Londres deve anunciar na segunda-feira se renova a licença do Uber Technologies para operar na cidade.

Se a agência Transport for London (TfL) não renovar a licença, na terça-feira o Uber poderia ser expulso do mercado europeu mais importante para a empresa.

Uma nova licença de longo prazo daria mais segurança ao Uber e para cerca de 45 mil motoristas de Londres, que enfrentam um clima de incerteza há anos.

O mercado de transporte por aplicativo de Londres mudou significativamente desde a conclusão emitida pela TfL em 2017, de que o Uber não cumpria com os requisitos para possuir uma licença.

Novos concorrentes, como Ola, ViaVan e Bolt adquiriram licenças para operar na cidade. O Uber também enfrentou uma série de processos no Reino Unido, incluindo uma ação que envolvia direitos trabalhistas de motoristas.

Uber não cumpria com os requisitos para possuir uma licença (Imagem: David Paul Morris/Bloomberg)

Dara Khosrowshahi havia assumido o cargo de presidente do Uber há apenas algumas semanas em 2017, quando a TfL disse que a empresa não verificava adequadamente os antecedentes dos motoristas, com o relato de crimes graves.

A agência também criticou o software Greyball do Uber, que bloqueava o acesso para que agentes do governo identificassem motoristas infratores.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, defendeu a decisão da agência reguladora, dizendo que “a prestação de um serviço inovador não deve ocorrer às custas da segurança e proteção do cliente”.

Agência também criticou o software Greyball do Uber, que bloqueava o acesso para que agentes do governo identificassem motoristas infratores (Imagem: Alex Kraus/Bloomberg)

Um pedido de desculpas público foi acompanhado de um recurso que permtiu ao Uber continuar operando até uma audiência.

Khosrowshahi implementou uma série de mudanças nos meses seguintes: os motoristas teriam pausas obrigatórias após 10 horas de trabalho e receberiam seguro para cobrir o faturamento perdido durante uma doença ou lesão.

Grupos consultivos de motoristas foram criados para permitir que funcionários relatassem problemas à gerência do Uber, além de linhas de atendimento telefônico 24 horas para passageiros e motoristas.

Há sinais de que o Uber ganhará uma licença para operar “por 15 meses ou até três anos”, disse o analista da Bloomberg Intelligence, Aitor Ortiz. “Novos concorrentes na capital – como Ola e ViaVan – indicam que a Transport for London pode estar concedendo mais licenças para aumentar a concorrência.”

Uma porta-voz do Uber não quis comentar. Representantes da TfL não responderam a um pedido de comentário.