Mercados

Ibovespa cai 1% e perde os 122 mil pontos, no último pregão antes do Natal

23 dez 2024, 18:20 - atualizado em 23 dez 2024, 18:20
ibovespa
(Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Em antevéspera de Natal, o Ibovespa fecha em queda, operando abaixo dos 121 mil pontos com volume de negócios menor e o medo do risco fiscal brasileiro. O fechamento desta segunda (23) vem junto com uma alta extensa do dólar, que chegou a R$ 6,19.

O índice fechou em queda de 1,09%, aos 120.766,57 pontos, levando a uma queda de quase 9% no ano.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

De acordo com Idean Alves, planejador financeiro e especialista em mercado de capitais, risco fiscal e inflação afugentaram investidores estrangeiros. Essa fuga de capital contribuiu também para o dólar subir mais de 25% no ano, o que pressionou ainda mais o cenário local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As altas e baixas do Ibovespa

A Hypera (HYPE3) marcou a maior cotação do dia, após a EMS anunciar compra de 6% da empresa. As ações fecharam em alta de 4,65%.

Junto nas maiores altas, a Sabesp (SBSP3) subiu 2,02%, depois de a Moody’s reiterar a nota de crédito da companhia com perspectiva estável, acreditando que seguirá com disciplina financeira.

Na ponta negativa, em meio ao risco fiscal, juros e dólar em alta, as ações cíclicas puxaram as perdas no Ibovespa. A Azul (AZUL4), por exemplo, fechou com uma queda de 8,24%, com pressão sobre os custos dos combustíveis.

Além da companhia aérea, a CVC (CVCB3), Vivara (VIVA3) e Magazine Luiza (MGLU3), que dependem do ciclo positivo da economia, e do crédito mais barato, caíram. Os papéis das companhias fecharam em queda de 6,06%, 5,97% e 4,79%, respectivamente.

“Com a população altamente endividada, o consumo das famílias deve cair, o que já reflete no preço desse tipo de ação”, afirmou Alves.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.