Sem pregão no Brasil, Ibovespa em dólar (EWZ) opera em queda na véspera do Ano Novo
O iShares MSCI Brazil (EWZ) abriu o pregão desta terça-feira (31) — véspera de Ano Novo— em queda. Por volta das 11h45 (horário de Brasília), o principal fundo de índice (ETF) brasileiro em Nova York chegou a recuar 0,7%.
Mais tarde, a queda diminuiu. Às 12h13, o índice recuava 0,31%, a US$ 22,54.
- LEIA MAIS: Selic pode chegar a 15% ao ano em 2025? Veja 4 títulos de renda fixa para ganhar acima da taxa de juros, segundo analista
O Ibovespa (IBOV) não abre hoje e retorna apenas no dia 2 de janeiro. O principal índice da bolsa brasileira acumulou queda de 10,36% em 2024, o pior desempenho desde 2021.
Neste ano, o IBOV frustrou as expectativas do mercado e saiu da casa dos 135 mil pontos do início do ano para o nível dos 120 mil pontos. O índice acompanhou — e foi pressionado — pelas nuances das políticas monetárias local e dos Estados Unidos e o aumento das incertezas sobre o cenário fiscal doméstico.
A tensão aumentou após o anúncio duplo do pacote de contenção de gastos — amplamente esperado pelo mercado — e de um projeto de reforma do Imposto de Renda — que prevê a isenção para salários de R$ 5 mil por mês — no penúltimo mês do ano.
Mesmo com a aprovação dos três projetos que compõem o pacote fiscal pelo Congresso e o adiamento do debate sobre mudanças no IR para 2025, agentes financeiros ainda questionam a efetividade das medidas na contenção das despesas e duvidam da determinação do governo em reduzir a dívida pública.
Com as expectativas de inflação desancoradas e a deterioração do mercado doméstico, o afrouxamento monetário do início do ano foi abandonado pelo Banco Central, que voltou a elevar os juros.
*Com Liliane de Lima