BusinessTimes

Sem Häagen-Dazs, Nestlé pula sobremesa e vai direto para o café

12 dez 2019, 14:21 - atualizado em 12 dez 2019, 14:21
A Nestlé vendeu os ativos no segmento de sorvetes nos Estados Unidos para uma joint venture com a firma de private equity PAI Partners por US$ 4 bilhões (Imagem: Reprodução/Häagen-Dazs)

O presidente da Nestlé, Mark Schneider, continua reduzindo o açúcar e a gordura da dieta da empresa. A questão é o que o executivo usará como substituto para estimular o crescimento da maior companhia de alimentos do mundo.

No segundo maior desinvestimento liderado pelo CEO, a empresa suíça vendeu os ativos no segmento de sorvetes nos Estados Unidos para uma joint venture com a firma de private equity PAI Partners por US$ 4 bilhões.

Isso acrescenta as marcas Haagen-Dazs e Drumstick às barras de chocolate Baby Ruth e Butterfinger na lista de desinvestimentos de Schneider. A unidade de frios Herta e duas marcas chinesas de alimentos e doces em crise ainda estão à venda. A Nestlé já havia reforçado o caixa com a venda da unidade de cuidados com a pele por US$ 10 bilhões no início deste ano.

Schneider disse que seu foco são categorias em crescimento, como café, ração, alimentos para bebês, água e saúde do consumidor. Na mais recente atualização sobre a situação financeira da Nestlé, o executivo mostrou apetite por aquisições. Desde que assumiu o cargo há quase três anos, no entanto, fez mais vendas do que compras.

É aí que mora o dilema da Nestlé: a fabricante do Nescafé e dos alimentos congelados Stouffer já desfruta de uma posição dominante em muitos mercados, o que significa que grandes aquisições seriam complicadas devido a questões de concorrência. Acordos menores não fazem muita diferença.

Restrições

“A Nestlé é um pouco mais contida quando se trata de grandes aquisições, porque nas áreas em que quer crescer, já é um participante muito forte”, disse Patrik Schwendimann, analista da Zuercher Kantonalbank.

Até agora, a maior aquisição de Schneider foi o gigante acordo de US$ 7,2 bilhões fechado no ano passado pelos direitos de comercializar produtos da Starbucks, como as cápsulas de café para o sistema Nespresso. A Nestlé também pagou US$ 2,3 bilhões pela fabricante de suplementos alimentares Atrium Innovations.

Mas a Nestlé está sentada em uma pilha de dinheiro, e seu atual programa de recompra de ações, de US$ 20 bilhões, pode ser reduzido em caso de grandes aquisições. A empresa também possui uma participação de 23% na L’Oreal, que pode ser vendida para financiar compras. Alguns investidores viram a compra da Atrium como um sinal de que Schneider planeja expandir o negócio de saúde do consumidor.

“Espero uma aquisição maior – o ponto de interrogação está no tempo”, disse Alain Oberhuber, analista do MainFirst Bank. Ele prevê novos desinvestimentos em 2020, antes que Schneider dê o passo para uma grande aquisição em nutrição médica ou ciências da saúde por volta de 2021.

Um representante da Nestlé não quis comentar.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar