Radar do mercado

Selic: Tudo o que você precisa saber sobre a nova taxa de juros e o impacto sobre seus investimentos

03 fev 2022, 14:23 - atualizado em 03 fev 2022, 14:23
Alta da Selic tem empurrado o investidor de volta para a renda fixa. (Imagem: Getty Images)

Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a taxa básica de juros (Selic) em 1,5 ponto percentual na quarta-feira (2), para 10,75%.

A escalada de altas da taxa de juros tem sido uma resposta do Banco Central à inflação, cujas expectativas saíram do controle com a pandemia.

A alta da Selic tem empurrado o investidor de volta para a renda fixa, mas os rendimentos não são fixos. Entenda como saber se você está ganhando ou perdendo dinheiro na renda fixa.

Se você considera alocar parte de seus recursos em renda fixa, veja aqui o quanto rende investir até R$ 10 mil em fundos e na poupança com nova taxa.

Apesar da forte migração para a renda fixa, algumas ações continuam bastante atrativas, pagando um rendimento de dividendos acima da Selic, como as da Braskem (BRKM5) e as da Taesa (TAEE11). Confira 10 papéis que atendem esse requisito.

A alta da taxa básica de juros também mexe com o mercado imobiliário. Veja como ficam as taxas de financiamento com a Selic a 10,75%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E agora BC?

Ao elevar a Selic em 1,5 ponto, o BC indicou que deve desacelerar o ritmo de alta da taxa nas próximas reuniões.

Para o ex-diretor da autoridade monetária José Júlio Senna, o Copom optou por ancorar as expectativas de inflação mais adiante.

“Se o BC sinalizasse mais um aumento de 1,5 ponto percentual, conseguiria um grande avanço em ancorar as expectativas, mas ele avaliou que acabaria prejudicando demais a atividade econômica”, disse ao Money Times

Segundo o sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos, escritório credenciado da XP Investimentos, Idean Alves, a expectativa do Banco Central de terminar 2022 com uma Selic na casa dos 11,75% pode ficar para trás rapidamente.

Veja as expectativas de grandes bancos globais para a Selic após Copom.