Comprar ou vender?

Selic em queda? As ações que podem se beneficiar com uma eventual redução dos juros

20 mar 2023, 17:52 - atualizado em 20 mar 2023, 17:52
Tesouro Direto
Guide diz que é importante ser “conservador” na renda fixa e evitar grandes riscos (Imagem: Shutterstock)

Se o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, reduzir a Selic, a taxa básica de juros, as ações de Arezzo (ARZZ3), Multiplan (MULT3), WEG (WEGE3), Assaí (ASAI3), Cielo (CIEL3) e Totvs (TOTS3) devem se beneficiar, segundo a Guide Investimentos.

As ações têm o perfil de serem de empresas que sofreram com o aumento dos juros nos últimos 12 meses, mesmo com bons fundamentos – baixo endividamento, margens altas e resultados crescentes.

A corretora, em relatório assinado por Fernando Siqueira e equipe, diz que a desaceleração do crédito pode gerar espaço para o Copom reduzir os juros. “O impacto no mercado de ações seria positivo”, resumiu.

No entanto, o mercado, no geral, não vê a autoridade monetária mudando o patamar da taxa básica de juros em decisão desta quarta-feira (22). A Selic está em 13,75% ano desde agosto do ano passado e deve continuar assim pelos próximos meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Renda fixa

A Guide diz que é importante ser “conservador” na renda fixa e evitar grandes riscos. “Com os aumentos dos spreads de crédito, há taxas elevadas para diversos produtos de renda fixa neste momento”, afirmou. “As taxas estão elevadas de forma geral e não é necessário assumir grandes riscos para se obter bons retornos”.

A corretora afirma que os próximos três a seis meses podem continuar trazendo surpresas negativas em termos de pedidos de recuperações judiciais, atrasos de pagamentos etc. “A relação risco-retorno é melhor em títulos soberanos (títulos do governo) e títulos ‘investment grade'”.

Além disso, pondera, seria importante ter diversificação na carteira de crédito privado. “Por mais que as taxas estejam altas em algumas operações, é melhor diversificar o portfólio em diversas operações para diluir o risco de crédito”.