Selic deve ficar em 13,75% mesmo com dados de inflação pisando no freio; saiba por quê
A prévia da inflação indica que abril será mais uma mês de bons resultados: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu 0,57% em abril, desacelerando-se em relação à alta de 0,69% apurada em março.
Com isso, o indicador, que mede a prévia da inflação oficial do país, acumula alta de 4,16% em 12 meses e fica dentro do teto da meta do Banco Central para 2023, de 4,75%. O resultado intensificou as apostas de que a autoridade monetária pode cortar a taxa Selic mais cedo do que o esperado.
A expectativa ganhou força após a inflação cheia de março também ficar dentro do teto da meta. No mês passado, o indicador desacelerou a alta acumulada em 12 meses até março para +4,65%, de +5,60% no mês anterior.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Teste de paciência: Núcleo da inflação
No entanto, não vai ser na reunião da semana que vem que o Comitê de Política Monetária (Copom) vai tirar os juros do patamar de 13,75% ao ano, onde está estacionado desde agosto do ano passado.
Os analistas do Itaú apontam que a leitura do IPCA-15 de abril corrobora com o cenário de desinflação em curso. No entanto, o núcleo do indicador, que exclui a volatilidade dos grupos de energia e alimentos, segue pressionando.
Banco Central com um pé atrás
“Percebemos que o Banco Central deve manter o discurso de não cortar os juros tão cedo, por conta da aceleração dos núcleos. Mas isso pode trazer ainda mais impactos negativos nos balanços das empresas, que estão com queda em suas margens, aumento no endividamento, e dificuldades para conseguir manter suas atividades por conta do custo alto de crédito”, afirma Andre Fernandes, head de renda variável da A7 Capital.
Caruso, do Banco Original, destaca que a dinâmica da inflação se dará em dois turnos em 2023: arrefecendo até o 1º semestre, mas voltando a subir no segundo 2º semestre.