Economia

Selic baixa no radar? Lula diz que tem expectativas de que a taxa de juros caia

16 ago 2024, 10:02 - atualizado em 16 ago 2024, 10:02
lula reunião ministerial agenda do dia china
Lula afirmou que quer indicar um sucessor para o Banco Central que tenha coragem de reduzir a taxa de juros quando for necessário. (REUTERS/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que vai trocar o dirigente do Banco Central e que espera que a taxa Selic volte a cair.

“Vamos trocar o Banco Central, trabalho com a expectativa de que a taxa de juros comece a cair. Espero que a taxa de juros do banco central americano comece a cair para que a gente possa ter mais tranquilidade”, disse Lula em entrevista à Rádio Gaúcha.

Segundo o presidente, não há explicação para o patamar atual da taxa Selic. Em sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) optou pela manutenção da taxa básica de juros em 10,50% ao ano. Para Lula, a condução da política monetária por parte de Roberto Campos Neto tem desagradado o país.

Sobre a troca do presidente do BC, já que o mandato de Campos Neto se encerra em dezembro, Lula afirmou que quer indicar um sucessor que tenha coragem de reduzir a taxa de juros quando for necessário.

“A pessoa que eu indicar não deve favor ao presidente da República a pessoa vai ter compromisso com o povo brasileiro, na hora que tiver que reduzir a taxa de juros vai ter que ter coragem de dizer que vai reduzir, na hora que precisar aumentar vai ter que ter a mesma coragem e dizer que vai aumentar”, completou.

O presidente não confirmou o nome de Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária do BC e nome mais cotado para o cargo.

Segundo ele, a ideia é conversar com o presidente do Senado e com o presidente da Comissão antes da indicação para que pessoas as serem indicadas sejam votadas logo, evitando desgaste de especulação politica durante meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a entrevista de Lula na íntegra

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.