Juros

Selic a 97% ao ano na Argentina; país vizinho anuncia pacote para combater inflação de 104%

14 maio 2023, 13:10 - atualizado em 14 maio 2023, 13:10
Argentina
Argentina se prepara para elevar taxa de juros para patamar recorde, próximo de 100% ao ano. Entenda o caso. (Imagem: Reuters/Carlos Garcia Rawlins)

A taxa básica de juros da Argentina, que seria equivalente a Selic no Brasil, deve subir para o patamar recorde de 97% ao ano para conter a inflação na casa dos 104%.

Segundo informações do jornal argentino La Nacíon, o banco central argentino deve anunciar um pacote de medidas nesta segunda-feira (15) com objetivo de reconduzir a economia do país de volta aos trilhos.

Assim, o ministro da Economia argentino, Sergio Massa, pode colocar em marcha o plano para tentar conter a subida desenfreada de preços.

Conforme a reportagem, a medida mais enérgica na Argentina será a subida dos juros. A proposta chegou a cogitar uma taxa de 110% ao ano, mas acabou ficando no patamar de 97%.

Caso os juros atinjam esse nível, vão superar um novo recorde na Argentina.

Selic recorde na Argentina

No final de abril, o país vizinho elevou os juros de 81% para 91%, em cima da banda recorde de 86% em setembro de 2019, na então era Macri.

Os argentinos enfrentam uma das taxas de inflação mais altas do mundo em 104%.

Eles precisam economizar cada vez mais à medida que os salários ficam defasados, alimentando raiva e frustração no país.

Portanto, um em cada quatro argentinos caiu na pobreza, em um país que no início dos anos 1900 estava entre os mais ricos do mundo.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar