Taxa Selic

Selic a 9%? CEO do BTG projeta queda acelerada se meta da inflação for mantida

29 jun 2023, 16:54 - atualizado em 29 jun 2023, 17:01
Selic
Boa política econômica e manutenção da meta da inflação devem abrir espaço para queda rápida da Selic, diz CEO do BTG (Imagem: youtube/Nord Research)

A taxa Selic pode cair para 9% ao ano em seis a nove meses se a meta da inflação permanecer em 3% para os próximos dois anos, calcula o CEO do BTG Pactual, Roberto Sallouti.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) está em reunião desde às 15h20 desta quinta-feira (15), para definir a meta do índice para 2026 e, possivelmente, revisar as de 2024 e 2025.

A expectativa do mercado é que os membros do CMN mantenham o patamar de 3% para 2026, assim como a margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. O que pode ser alterada é a apuração da inflação de ano-calendário para contínua.

Segundo Sallouti, se a meta for mantida e o novo arcabouço fiscal aprovado, o corte da taxa básica de juros pode ser de até 1 ponto percentual em apenas uma reunião do Comitê da Política Monetária (Copom).

“As expectativas do mercado estão sendo reancoradas. Isso cria as condições não para cair 0,5 ponto percentual, é para ter um ciclo de corte da taxa de juros e chegar nos próximos seis a nove meses em 9% para depois fazermos a calibragem fina”, afirmou Sallouti durante evento do Lide, no Rio de Janeiro.

Selic vai cair?

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, reforçou hoje mais cedo que a porta está aberta para cortes na taxa Selic. Para ele, o processo do corte de juros tem que ser feito “com parcimônia”.

  • BB Seguridade (BBSE3) não vive seu melhor momento na bolsa, com ações caindo cerca de 8% no ano : É hora de fugir? Veja aqui a recomendação dos analistas da Empiricus Research. Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado no Giro do Mercado, de segunda a sexta-feira, às 12h.

“A manutenção dos juros nos últimos meses tem se mostrado adequada para assegurar a convergência da inflação”, afirmou em entrevista coletiva após a apresentação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI).

Sobre a meta da inflação, o presidente do Banco afirmou que, se a mudança rebaixar as expectativas para o IPCA, o processo de corte da Selic pode ser mais rápido. O contrário também é válido.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar