Selic a 13,75% não é o fim? Copom avalia eventual ajuste menor na próxima reunião
Ainda não acabou. O Comitê de Política Monetária (Copom) indicou hoje (03) que a taxa Selic deve continuar subindo em setembro.
No comunicado que acompanhou a decisão de elevar a taxa Selic em 0,50 ponto porcentual (pp), para 13,75%, o Copom afirma que “avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude” na próxima reunião.
A afirmação sinaliza que o Banco Central pode promover uma nova alta no juro básico no mês que vem. Desta vez, porém, o aumento pode ser de apenas 0,25 pp.
Na reunião anterior, em junho, o mesmo trecho do comunicado dizia que o Comitê previa um “novo ajuste, de igual ou menor magnitude” na reunião encerrada hoje. Porém, na ocasião, a Selic subiu 0,50 pp.
O ciclo de aperto monetário teve início em março do ano passado, quando a Selic estava no piso histórico de 2,00%. Desde então, a taxa básica de juros já subiu mais de 10pp.
Ambiente externo mais hostil desafia Selic
Outra mudança observada no comunicado deste mês, em relação ao anterior, refere-se ao ambiente internacional. Para o Copom, o cenário externo está “adverso e volátil”.
Entre os principais pontos destacados, o BC chama a atenção para as revisões negativas ao crescimento global e a inflação ainda pressionada.
?Money Times é Top 8 em Investimentos!?
Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!