Taxa Selic

Selic a 13,75%: Cenário base precifica 50 pontos agora e mais outra dose; saiba o que ter na renda fixa

14 jun 2022, 14:40 - atualizado em 14 jun 2022, 14:40
Selic
Entenda quais investimentos em renda fixa ter agora com a alta da Selic e quais vão se valorizar caso já tenha comprado. Saiba mais. (Imagem: Shutterstock/rafastockbr)

Muito mais do que acompanhar o novo patamar da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, é preciso ficar atento ao comunicado do Copom, que pode dar pistas preciosas do que é mais interessante investir em renda fixa.

O tom do comunicado revela os planos do Banco Central para a política monetária, guinado as expectativas para os juros nos próximos meses.

Nesta quarta-feira (15), o Copom (Comitê de Política Monetária) decide o novo patamar da taxa Selic, que hoje está em 12,75% ao ano. O cenário base precifica uma elevação de 50 pontos agora e mais uma dose na reunião de agosto, encerrando o ciclo de alta de juros em 13,75% ao ano.

“Entendemos que o Copom optará por deixar a porta aberta para um ajuste adicional em agosto”, alerta a XP Investimentos em relatório enviado a clientes nesta terça-feira (14).

Por que a Selic vai parar em 13,75% ao ano?

A XP explica que o mercado passou a embutir no preço da taxa Selic tanto a elevação nos preços das commodities quanto o Congresso que agora discute cortes de impostos sobre combustíveis e energia elétrica.

Apesar de os números fiscais correntes continuarem melhorando, os incentivos fiscais elevam o risco em relação à sustentabilidade da dívida brasileira, argumenta a corretora.

Para a reunião de agosto, o mercado tem hoje as seguintes expectativas (tendo como base Selic de 13,25% após a reunião atual):

Cenário 1: Manutenção da taxa Selic em 13,25% ao ano (com 38% do mercado apostando nisso);

Cenário 2: Elevação da taxa Selic em 50 pontos base para 13,75% ao ano (com 35% do mercado comprando a tese);

Cenário 3: Elevação da taxa Selic em 25 pontos base para 13,5% ao ano (com 25% do mercado crendo nisso).

Quais ativos em renda fixa comprar agora?

Pensando no cenário de taxa Selic a 13,75% em agosto, a XP Investimentos tem as seguintes recomendações em renda fixa:

Títulos de Renda Fixa Prazo Recomendação
Prefixados Curto Compra
Indexados à inflação Curto Compra
Prefixados Longo Venda
Indexados à inflação Longo Venda

“Em caso de concretização deste cenário, os títulos prefixados e indexados ao IPCA de prazos mais curtos apresentariam desvalorização, criando eventuais oportunidades para investidores que buscam esses indexadores e prazos para composição de carteira“, aponta Camilla Dolle, head de renda fixa da XP.

No caso de valorização dos títulos de vencimentos longos, principalmente prefixados e IPCA+, haveria a possibilidade de ganhos de capital para aqueles investidores que já detivessem os ativos.

Vale, no entanto, ressaltar a importância de ter cautela e se atentar ao seu perfil de investidor e alternativas de alocação ao tomar a decisão, segundo Dolle.

Veja as apostas dos mercados para os juros nesta Super Quarta.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar