Renda Fixa

Selic a 12,75%: Seja conservador na renda fixa em maio com esta carteira do BTG; confira

05 maio 2022, 11:52 - atualizado em 05 maio 2022, 12:32
cofre, cofrinho, poupança, economia, reserva, ganhos, lucros, renda fixa, selic
Mais uma alta da taxa Selic desperta mais interesse pela renda fixa. Confira a carteira conservadora do BTG Pactual para maio. (Imagem: Pixabay/ 3D Animation Company)

A taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, encostou em 12,75% ao ano após decisão do Copom na quarta-feira (4). A renda fixa, por sua vez, desperta ainda mais interesse dos investidores e ser conservador no mercado em maio pode render bons frutos, segundo o BTG Pactual.

O banco divulgou sua carteira recomendada conservadora de renda fixa para o mês, destinada ao perfil de investidor que não tolera grandes riscos, mas que nem por isso vai abrir mão de poder ganhar muito dinheiro.

Os analistas mantiveram a recomendação de alocação de 81,5% do dinheiro disponível para investimento no mês ser aplicado em renda fixa.

Isso significa que, caso você tenha para investir R$ 1 mil em maio, o BTG indica que pelo menos R$ 815 desse total sejam exclusivamente aplicados em produtos de renda fixa.

Enquanto as carteiras mais arriscadas do BTG, que tem maior exposição à renda variável, fecharam em queda em abril (-0,78% e -1,67%, respectivamente), a carteira conservadora com mais renda fixa preservou o dinheiro e teve ligeira alta de 0,07% no mês passado.

Como montar sua carteira conservadora de renda fixa?

Em maio, a contribuição elevada da participação de títulos Pós-fixados (71,5%) segue como a vantagem da estratégia para um perfil que usualmente convive com menos volatilidade e tem se mostrado vencedor nos últimos meses.

Por sua vez, o BTG continua com maior posição em títulos indexados à inflação (10%) e sem influências de Prefixados (0%), favorecendo alocações em vencimentos curtos e intermediários, com expectativa de carrego.

O restante da composição da carteira conservadora do BTG prevê destinar 7,5% em fundos de investimentos (gestão ativa), 6% em renda variável no Brasil (ações small caps e boas pagadoras de dividendos), 2,5% em ativos internacionais (carteira de BDRs) e 2,5% em fundos imobiliários.

Alocações detalhadas em renda fixa

Acompanhe na tabela a seguir as alocações detalhadas de cada investimento em renda fixa indicado pelo BTG Pactual na carteira recomendada para maio:

Investimento Índice de referência Onde comprar Quanto aplicar (%)*
Tesouro Selic IMA-S Tesouro Direto 55
CDB / LCI / LCA Acima de 106% do CDI Corretoras e bancos 16,5
Tesouro IPCA+ 2025 IMA-B 5 Tesouro Direto 5
Tesouro IPCA+ 2029 IMA-B Tesouro Direto 5

*Total a aplicar em renda fixa pelo investidor conservador é de 81,5% em maio, diz BTG.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Imposto de Renda: Como declarar investimento em Renda Fixa?

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar