Economia

Selic a 10,75%: Copom reduz taxa de juros em 0,50 pp e sinaliza só mais um corte na mesma magnitude

20 mar 2024, 18:36 - atualizado em 20 mar 2024, 18:45
banco central copom selic juros
Copom: Esse é o sexto corte na taxa após um rigoroso aperto da política monetária e quase um ano de manutenção da Selic. (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu mais uma vez a Selic em 0,50 ponto percentual (p.p.) na reunião desta quarta-feira (20). Com isso, a taxa básica de juros deixa o patamar de 11,25% e vai para 10,75% ao ano.

Esse é o sexto corte na taxa após um rigoroso aperto da política monetária e quase um ano de manutenção no patamar de 13,75% ao ano.

O ciclo de aperto monetário do Banco Central começou em março de 2021 e seguiu até agosto de 2022, após 12 altas seguidas. Antes do início do aperto, a taxa estava estacionada em 2%, menor patamar histórico, desde agosto de 2020.

A decisão de hoje corresponde ao consenso do mercado e vai de encontro com o indicado pelo Copom na ata da reunião passada.

De acordo com o Relatório Focus, a expectativa dos economistas é de que a taxa de juros termine o ano em 9%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Selic: O que esperar na próxima reunião do Copom

Em seu comunicado, o Copom aproveitou para sinalizar que “anteveem, em se confirmando o cenário esperado, redução de mesma magnitude na próxima reunião”.

Isso significa que o Banco Central deve manter o ritmo de cortes de 0,50 pp na próxima reunião, marcada para maio. No entanto, os dirigentes devem avaliar em junho se o corte será no mesmo patamar ou se o Copom vai diminuir os reajustes para 0,25 pp.