Selic a 10,75%: Copom reduz taxa de juros em 0,50 pp e sinaliza só mais um corte na mesma magnitude
Esse é o sexto corte na taxa após um rigoroso aperto da política monetária e quase um ano de manutenção no patamar de 13,75% ao ano.
- LEIA TAMBÉM: Como ficam os seus investimentos depois da decisão do Copom sobre a Selic? A edição especial do Giro do Mercado traz as respostas no dia 21 de março, às 12h. Inscreva-se para assistir à transmissão gratuitamente.
O ciclo de aperto monetário do Banco Central começou em março de 2021 e seguiu até agosto de 2022, após 12 altas seguidas. Antes do início do aperto, a taxa estava estacionada em 2%, menor patamar histórico, desde agosto de 2020.
A decisão de hoje corresponde ao consenso do mercado e vai de encontro com o indicado pelo Copom na ata da reunião passada.
De acordo com o Relatório Focus, a expectativa dos economistas é de que a taxa de juros termine o ano em 9%.
Selic: O que esperar na próxima reunião do Copom
Em seu comunicado, o Copom aproveitou para sinalizar que “anteveem, em se confirmando o cenário esperado, redução de mesma magnitude na próxima reunião”.
Isso significa que o Banco Central deve manter o ritmo de cortes de 0,50 pp na próxima reunião, marcada para maio. No entanto, os dirigentes devem avaliar em junho se o corte será no mesmo patamar ou se o Copom vai diminuir os reajustes para 0,25 pp.