Seguro para carros cai pelo terceiro mês seguido; veja os modelos mais cotados
A MP dos carros populares aliviou o preço dos seguros em julho. O Índice de Preços do Seguro de Automóvel (IPSA), elaborado pela empresa TEx, revelou uma redução de 3,2% em relação a junho, alcançando a marca de 6,0%.
O IPSA chegou ao terceiro mês consecutivo de queda e o principal motivo para isso, de acordo com a avaliação do CEO da TEx Emir Zanatto, é a MP dos carros populares.
Editada no final de maio, o texto reduziu o IPI (Imposto de Produtos Industrializados) sobre diversos veículos de entrada do mercado brasileiro. Na prática, isso fez com que os preços dos seguros também caíssem.
Ainda de acordo com o levantamento da TEx, a região metropolitana do Rio de Janeiro foi onde o segurado pagou mais caro para proteger o seu carro de furtos e roubos. A média do preço do seguro na capital fluminense é cerca de 67,3% maior do que em Belém, o índice mais baixo das regiões comparadas.
Tanto na cidade do Rio de Janeiro quanto na de São Paulo, o IPSA se tornou maior em regiões mais periféricas.
O preço do seguro praticado em endereços da Zona Leste paulistana e Zona Norte carioca se mostraram, por exemplo, 87% maior do que na região central de São Paulo e Zona Sul do Rio de Janeiro.
- Dona do Ibovespa, a B3 (B3SA3) já subiu mais do que o próprio índice desde fevereiro, e segundo analistas, suas ações continuam baratas. Clique aqui e saiba se é hora de aproveitar para comprar os papéis da bolsa brasileira! Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times.
Quais são os carros mais cotados?
Chevrolet Onix, Hyundai Hb20 e Jeep Renegade foram os veículos mais cotados em seguradoras, de acordo com a Teleport, principal ferramenta utilizada por corretoras de seguros no país.
O hatch da GM, que também acumula o título de veículo mais emplacado do Brasil no primeiro semestre, possui 6,8% de toda procura. Em seguida, está o Hb20, com 4,9% e o SUV da Jeep, com 3,0%.