Política

Secretários estaduais de Segurança pedem para Bolsonaro a recriação de ministério

22 jan 2020, 18:17 - atualizado em 22 jan 2020, 18:17
Jair Bolsoanro
“Essa possível recriação poderia melhor gerir a questão da segurança”, disse Bolsonaro (Imagem: Agência Brasil/Valter Campanato)

Secretários estaduais de Segurança apresentaram nesta quarta-feira, em reunião com o presidente Jair Bolsonaro e ministros do governo, uma lista de demandas para a área, entre elas a recriação do Ministério da Segurança Pública e novas fontes de financiamento para ações do setor em nível regional.

O Ministério da Segurança Pública só vigorou durante o governo do presidente Michel Temer, de fevereiro de 2018 ao final daquele ano. As atribuições da pasta voltaram no início do governo Jair Bolsonaro ao novo Ministério da Justiça e Segurança Pública, sob o comando do ex-juiz Sergio Moro.

O presidente não se comprometeu em atender às demandas, mas teceu considerações sobre alguns dos pontos.

“Essa possível recriação poderia melhor gerir a questão da segurança”, disse Bolsonaro, sobre a recriação da pasta.

“Estudaremos essas questões e daremos uma resposta o mais rápido”, acrescentou o presidente, em transmissão feita ao vivo em uma de suas redes sociais.

Ele citou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, como um dos interlocutores dos secretários de segurança pública com o governo federal.

Policial militar de carreira do Distrito Federal, Jorge Oliveira disse que o pleito de recriação do Ministério da Segurança Pública é “muito recorrente” e destacou que ele se deve a uma percepção de que havia uma “comunicação efetiva”. Ele afirmou que o governo federal tem se empenhado em resolver as questões de recursos contingenciados para a área.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.