AgroTimes

Seca e calor ameaçam lavouras de trigo de inverno dos EUA

16 dez 2021, 16:42 - atualizado em 16 dez 2021, 16:48
Lavoura de trigo
Os preços globais dos alimentos estão em uma máxima de 10 anos (Imagem: Reuters)

O clima seco e excepcionalmente quente está ameaçando as perspectivas de produtividade para o trigo (ZWH2021) de inverno na importante região produtora das planícies dos Estados Unidos, disseram especialistas, à medida que a oferta global do cereal para moagem está diminuindo.

O trigo de inverno tem enfrentado dificuldades em algumas áreas, incluindo partes de Oklahoma, onde as plantas não têm sistemas de raízes robustos.

“A planta simplesmente não está em boa forma para lidar com condições adversas”, disse Mark Hodges, da Plains Grains, um grupo da indústria de trigo com sede em Oklahoma.

Essas safras são vulneráveis a uma maior deterioração. “Solos secos e falta de cobertura de neve tornarão o trigo mais suscetível ao inverno rigoroso, então isso será observado”, disse Justin Gilpin, presidente-executivo da Comissão de Trigo do Kansas.

Os preços globais dos alimentos estão em uma máxima de 10 anos, e o trigo é usado em pães, massas e outros alimentos básicos.

O Departamento de Agricultura dos EUA projeta que os estoques mundiais de trigo serão os menores em cinco anos, quando a safra de 2021-22 terminar.

O Kansas é o maior produtor de trigo duro vermelho de inverno, a maior classe de trigo dos Estados Unidos. Plantada em setembro e outubro, a safra fica dormente durante o inverno e retoma o crescimento na primavera com a colheita em junho e julho.

O trigo é uma safra tolerante à seca que pode se recuperar das adversidades, especialmente devido às chuvas de primavera.

Ainda assim, os traders de grãos estão monitorando um início difícil para o desenvolvimento da safra dos EUA.

As previsões mostram pouco alívio no curto prazo.