SEC x Ripple: CEO afirma que “não iremos desistir dessa luta”
Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, afirma que a empresa tentou chegar a um acordo com a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC) e planeja continuar essas discussões de acordo com a nova administração da agência.
Em uma série de tuítes nessa quinta-feira (7), o CEO e seu conselheiro geral Stuart Alderoty responderam perguntas sobre o processo judicial, referente a valores mobiliários não registrados, enviado pela SEC à Ripple em dezembro.
Ambos disseram que tudo está acontecendo nos bastidores e que a Ripple e aqueles mencionados na acusação estão agindo, apesar do relativo silêncio.
“Toda a nossa equipe jurídica irá se pronunciar em breve e enviaremos nossa resposta inicial às alegações infundadas da SEC daqui a algumas semanas”, disse Alderoty em um tuíte.
“Ninguém está em silêncio nem iremos desistir dessa luta”, disse Garlinghouse em seu perfil no Twitter.
Q: Why didn’t Ripple settle with the SEC?
Can’t get into specifics, but know we tried – and will continue to try w/ the new administration – to resolve this in a way so the XRP community can continue innovating, consumers are protected and orderly markets are preserved. 2/10
— Brad Garlinghouse (@bgarlinghouse) January 7, 2021
Ele também respondeu a cinco principais perguntas relacionadas ao caso, falando sobre a falta de acordo e se a Ripple pagou entidades pela listagem e pelo uso de XRP. Em relação ao acordo, Garlinghouse sugeriu que a Ripple ainda opta por esse caminho.
“Não posso entrar em detalhes, mas saibam que tentamos — e continuaremos tentando, com a nova administração [da SEC] — solucionar isso de uma forma que a comunidade XRP possa continuar inovando, que clientes estejam protegidos e mercados regulamentados sejam preservados”, tuitou ele.
Em relação às corretoras, ele não esclareceu se a Ripple incentivou ou não as plataformas a listarem XRP, mas afirmou que, por XRP ser descentralizado, Ripple não tem poder sobre quais plataformas listam ou deslistam o ativo.
Nos últimos dias, desde que a acusação da SEC veio a público, muitas plataformas interromperam transações ou deslistaram XRP.
Em relação aos clientes, ele disse que a Ripple incentivou, de forma legal, alguns clientes e pioneiros a usarem a rede que, de acordo com Garlinghouse, está “desenvolvendo uma rede básica de pagamentos”.
Garlinghouse também falou sobre o recente processo judicial da Tetragon, investidora na Ripple que liderou a rodada “series C” (para ajudar no desenvolvimento de novos produtos) da empresa. Tetragon exige que a Ripple recupere sua ação preferencial.
“Estamos decepcionados que Tetragon (cuja participação na Ripple é de 1,5%) pretende se beneficiar injustamente por meio de alegações da SEC”, afirmou Garlinghouse.
Enquanto isso, o processo da SEC contra a Ripple irá prosseguir no próximo mês, quando ambas as partes se reunirem em uma conferência pré-julgamento no dia 22 de fevereiro. Sua carta conjunta, com descrição dos fatos sobre o caso, será publicada em 15 de fevereiro.