SEC poderá supervisionar projetos descentralizados, afirma presidente Gary Gensler
Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC, na sigla em inglês), disse que a agência pode regular projetos de finanças descentralizadas (DeFi).
Mais especificamente, projetos DeFi que recompensam participantes com tokens valiosos ou incentivos podem ser regulados, não importa quão “descentralizado” são, disse Gensler em entrevista ao Wall Street Journal (WSJ) nessa quarta-feira (18).
“Ainda existe um grande grupo de pessoas que não estão apenas desenvolvendo o software, como o software de código aberto mas, geralmente possuem governança e taxas”, disse Gensler. “Existe uma estrutura de incentivo para promotores e patrocinadores envolvidos nisso.”
De acordo com Gensler, o termo DeFi é “um termo um pouco errôneo”, pois essas plataformas “facilitam algo que pode ser descentralizado em alguns aspectos, mas extremamente centralizados em outros aspectos”.
Algumas plataformas DeFi podem ser comparadas a plataformas de empréstimo ponto a ponto (P2P), que são reguladas pela SEC, afirmou Gensler.