SEC multa site cripto que ganhava dinheiro em troca da publicação de resenhas positivas
Nesta quarta-feira (14), a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC, na sigla em inglês) anunciou ter firmado um acordo com a britânica Coinschedule.
Disponível entre 2016 a agosto de 2019, Coinschedule era uma plataforma que avaliava futuras ofertas iniciais de moeda (ICOs), fornecendo perspectivas aparentemente objetivas sobre quais ICOs eram mais ou menos enganadoras.
De acordo com a ordem da SEC:
A plataforma afirmava “listar” ou traçar o perfil de emissores em troca de resenhas mais favoráveis. A falha em não divulgar esses pagamentos viola as cláusulas antidivulgação da seção 17(b) da Lei de Valores Mobiliários.
Porém, os termos do acordo até que são bem compassivos. O operador da Coinschedule, cujo nome não foi divulgado, terá de pagar restituições de lucros e multas que totalizam US$ 200 mil. Além disso, a Coinschedule não admitiu nem negou as acusações da SEC.
Há anos, a SEC está fazendo a limpa após problemas referentes a valores mobiliários resultarem na febre das ICOs. Nomes famosos, incluindo Floyd Mayweather, DJ Khaled e Steven Seagal, se envolveram em problemas jurídicos sobre as mesmas cláusulas antidivulgação.