Estados Unidos (EUA)

SEC monitora volatilidade no mercado de ações dos EUA ante manipulações

29 jan 2021, 11:55 - atualizado em 29 jan 2021, 12:29
Mercados Day Trader Trading
A extrema volatilidade dos preços das ações tem o potencial de expor investidores a perdas rápidas e graves, alerta o órgão regulador norte-americano (Imagem: Freepik/@standret)

O regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos disse nesta sexta-feira que vai revisar ações que podem “inibir indevidamente” a negociação de certos valores mobiliários e informou que está monitorando de perto possíveis irregularidades em meio à recente volatilidade dos preços no mercado de ações dos EUA.

Funcionários da Securities and Exchange Commission (SEC) alertaram contra “atividade de negociação manipuladora” ilegal e disseram que estão trabalhando em estreita colaboração com outros reguladores para monitorar a situação após uma semana agitada de negociações durante a qual um exército de pequenos investidores levou hedge funds de Wall Street a uma dramática reversão de posições em ações da GameStop Corp e de outras empresas do momento.

“A Comissão analisará de perto ações tomadas por entidades reguladas que podem colocar investidores em desvantagem ou inibir indevidamente sua capacidade de negociar certos ativos”, disse a SEC nesta sexta-feira, após divulgar comunicado nesta semana de que estava monitorando a volatilidade do mercado.

A corretora online Robinhood impôs nesta semana restrições à negociação de certas ações, atraindo a ira de parlamentares e o escrutínio dos reguladores. A empresa abrandou as restrições nesta sexta-feira.

“Nossa infraestrutura central de mercado se mostrou resiliente sob o peso dos extraordinários volumes de negociação desta semana. No entanto, a extrema volatilidade dos preços das ações tem o potencial de expor investidores a perdas rápidas e graves e minar a confiança do mercado”, disse a SEC nesta sexta-feira.

(Atualizada às 12h29)