CryptoTimes

SEC emite novo alerta sobre os riscos ao investir em futuros de bitcoin

12 maio 2021, 10:02 - atualizado em 12 maio 2021, 10:02
A SEC é conhecida por sempre emitir alertas sobre investimentos em criptomoedas, mas também tem a fama de nunca ter aprovado um fundo negociado em bolsa (ETF) de criptomoedas (Imagem: Reuters/Jonathan Ernst)

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) emitiu uma declaração sobre o mercado de futuros de bitcoin (BTC), pedindo que investidores tenham cuidado e não se esqueçam dos riscos.

O Departamento de Gestão de Investimentos (IM) da SEC “fortemente encoraja qualquer investidor interessado em investir em um fundo mútuo com exposição ao mercado de futuros de bitcoin a considerar cuidadosamente o risco do fundo, a própria tolerância a risco do investidor e a possibilidade, assim como todo investimento, de perda”.

Futuros de bitcoin permite que investidores obtenham exposição à criptomoeda sem terem que comprá-la ou armazená-la diretamente, relembra o Decrypt.

Assim como qualquer outro contrato de futuros para uma commodity ou ação, futuros de bitcoin dão aos investidores a chance de especularem sobre o preço da criptomoeda. A SEC descreve os derivativos cripto como “altamente especulativos”:

Investidores devem considerar a volatilidade do bitcoin e do mercado de futuros de bitcoin, bem como a falta de regulação e possibilidade de fraude ou manipulação do próprio mercado de bitcoin.

A SEC é conhecida por sempre emitir alertas sobre investimentos em criptomoedas, mas também tem a fama de nunca ter aprovado um fundo negociado em bolsa (ETF) de criptomoedas.

Existem muitas solicitações pendentes de grandes gestoras do setor que querem listar seus fundos nos EUA, mas será que a SEC irá aprovar algum deles?

Em contrapartida, o Brasil já tem seu primeiro ETF de cripto, o HASH11, e o Canadá já aprovou diversos ETFs, tanto de bitcoin como de ether (ETH).

Tradutora de conteúdos sobre criptomoedas
redacaocryptotimes@moneytimes.com.br
daniela.nascimento@moneytimes.com.br
redacaocryptotimes@moneytimes.com.br