Sebrae: 5 dicas para turbinar o seu negócio em um ano sem crescimento econômico
As expectativas para a economia brasileira em 2022 não são boas.
De acordo com estimativas divulgadas pelo Banco Central nesta última segunda-feira (14), o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 0,3%, a inflação tende a ficar em 5,5%, enquanto a Selic pode subir para 12,25%.
“Até agora as previsões divulgadas apontam para um 2022 muito desafiador, com inflação alta, o que leva a maiores taxas de juros”, diz Giovanni Beviláqua, doutor em economia pela Universidade de Brasília e analista técnico do Sebrae.
Com essa perspectiva, o empreendedor deve se perguntar como pode sobreviver, e até superar as expectativas de crescimento para 2022.
Para isso, o Money Times ouviu o Sebrae e traz cinco dicas para turbinar o seu negócio.
Saiba quais são seus objetivos
Segundo o Sebrae, o mais importante é saber bem aonde se quer chegar. Qual é o objetivo da empresa, sua missão, para quê ela existe?
“É preciso ter muito claro e bem elaborado um plano de negócio que permita ao empreendedor planejar os passos para o atingimento das metas que está se propondo”, diz Beviláqua.
Para chegar lá, deve-se avaliar os cenários existentes o mercado em que vai atuar, a gestão financeira para bancar essa trajetória e a própria gestão comercial com as questões de vendas e divulgação para a atuação mais efetiva no mercado.
Conheça muito bem o seu negócio
Para Beviláqua, ter um bom conhecimento do próprio negócio é um fator fundamental para superar as dificuldades macroeconômicas.
Segundo ele, “o empresário deve ter domínio total de seus processos produtivos e especialmente sobre a sua gestão financeira, saber clara e rigorosamente os seus custos, quem são seus clientes, fortalecer e estreitar relacionamentos produtivos com seus fornecedores”.
“Assim, conhecendo bem o seu negócio e o mercado onde atuam, podem até mesmo antecipar algum movimento econômico que poderia prejudicar seu negócio”, diz o analista técnico do Sebrae.
Ter um bom faturamento
O Sebrae também afirma que “faturamento é o resultado financeiro das vendas”, portanto, está relacionado com as estratégias comerciais, e cada negócio atua em um mercado diferente.
Sendo assim, ter um bom faturamento é, obviamente, um bom caminho para turbinar o seu negócio.
Para chegar lá, o Sebrae indica aumentar o número de clientes, com ajuda do aumento da rede de contatos ao participar de feiras, workshops e eventos.
Outra forma é aumentar a participação da empresa em redes sociais e melhorar (ou mesmo criar) um site da empresa para exposição dos produtos e serviços.
Para aumentar o número de clientes da melhor forma possível, o Sebrae também recomenda investir em divulgação da empresa com o fortalecimento de sua marca, melhorando o atendimento aos clientes.
“Uma outra forma de aumentar o faturamento é investir em treinamento da equipe de vendas para ter um grupo mais eficiente e ativo”, diz Beviláqua.
Por fim, ele recomenda rever a precificação dos produtos e serviços, pois as variações nos preços do produto podem ser uma forma interessante para conseguir atrair a atenção do público-alvo.
“Afinal, eles tendem a ter uma maior atenção para oportunidades que sejam interessantes para eles, ou seja, conseguir adquirir um produto desejado com menor custo”, afirma.
Capital de giro
De acordo com o Sebrae, o capital de giro é a quantidade de dinheiro que sua empresa precisa ter à disposição para pagar as contas básicas, como água, energia elétrica e aluguel.
Segundo a entidade privada, o capital de giro deve estar presente no planejamento financeiro da empresa, tendo em vista que ele é ligado ao fluxo de caixa.
“O primeiro e mais importante passo é conhecer bem o fluxo de caixa de sua empresa, as receitas e despesas muito bem detalhadas e controladas, assim, o empresário poderá fazer os arranjos necessários para equilibrar o caixa e poder planejar o próprio crescimento do negócio”, explica Giovanni Beviláqua.
Metas factíveis
Beviláqua afirma que ter metas é muito importante, mas o Sebrae pede para que o empreendedor nunca se esqueça de estabelecer metas que possam ser cumpridas.
“Por isso, o planejamento e criação de um bom plano de negócios é essencial para que as metas sejam estabelecidas, implementadas e avaliadas constantemente permitindo ao empreendedor traçar e mesmo retraçar sua jornada de desenvolvimento”, indica.