‘Se o investidor deixar para comprar quando a Selic estiver em 10%, vai pagar 50% mais caro’, diz especialista sobre a bolsa
A bolsa brasileira está muito barata, segundo Lucas Tambellini, gestor de renda variável da Lifetime Asset. O especialista participou do Giro do Mercado desta quarta-feira (20), apresentado pela jornalista Paula Comassetto e comentou o momento do mercado de capitais.
O gestor chamou atenção para a volatilidade que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, têm imposto aos mercados em 2025 e alertou que os ativos de risco devem surfar em uma onda positiva quando os juros começarem a cair.
- LEIA TAMBÉM: O Money Times liberou, como cortesia, as principais recomendações de investimento feitas por corretoras e bancos — veja como acessar
“Em algum momento essa Selic vai começar a cair e os ativos de maior risco vão dar um salto muito grande. Se o investidor deixar pra se alocar quando a Selic estiver em 10%, não tem problema algum, mas vai pagar 50% mais caro”, afirmou Tambellini.
Tambellini ressaltou que o investidor precisa separar os fundamentos — baseados em dados da realidade de longo prazo, como o que acontece com as empresas e com a economia — das variáveis imprevisíveis, como as interferências de Trump.
“Olhando para os fundamentos, estamos vendo uma bolsa negociando abaixo da média dos últimos 10 anos em termo de Preço/Lucro (indicador da relação entre o valor de mercado da empresa e os seus lucros anuais). Desde 2021, a bolsa vem negociando entre 7x e 8x o P/L, então a bolsa está muito, muito barata”, afirmou.
Em relação aos juros nos EUA, o especialista comentou a expectativa do mercado em torno da fala de Jerome Powell, chairman do Federal Reserve (Fed), no simpósio de Jackson Hole. Segundo ele, foi lá que a autoridade monetária deu sinais mais claros nos últimos anos.
Para o gestor, a grande questão do momento, mais importante do que saber quando os cortes começam — tanto nos EUA quanto no Brasil — é identificar qual será o ritmo e a intensidade dos cortes de juros.
“Vai ser importante ver como a economia vai se comportando. A grande vantagem pra quem olha pra renda variável é que tem muito espaço, tem muito juros pra cortar”, disse Tambellini.
O programa ainda abordou o desempenho dos mercados globais e outros destaques corporativos. Para acompanhar, o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.
- VEJA MAIS: Onde investir em criptomoedas? O Crypto Times elaborou um e-book gratuito com as recomendações das principais corretoras e plataformas de ativos digitais; confira aqui