Giro do Mercado

‘Se o investidor deixar para comprar quando a Selic estiver em 10%, vai pagar 50% mais caro’, diz especialista sobre a bolsa

20 ago 2025, 13:14 - atualizado em 20 ago 2025, 13:14

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A bolsa brasileira está muito barata, segundo Lucas Tambellini, gestor de renda variável da Lifetime Asset. O especialista participou do Giro do Mercado desta quarta-feira (20), apresentado pela jornalista Paula Comassetto e comentou o momento do mercado de capitais.

O gestor chamou atenção para a volatilidade que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, têm imposto aos mercados em 2025 e alertou que os ativos de risco devem surfar em uma onda positiva quando os juros começarem a cair.

  • LEIA TAMBÉM: O Money Times liberou, como cortesia, as principais recomendações de investimento feitas por corretoras e bancos — veja como acessar

“Em algum momento essa Selic vai começar a cair e os ativos de maior risco vão dar um salto muito grande. Se o investidor deixar pra se alocar quando a Selic estiver em 10%, não tem problema algum, mas vai pagar 50% mais caro”, afirmou Tambellini.

Tambellini ressaltou que o investidor precisa separar os fundamentos — baseados em dados da realidade de longo prazo, como o que acontece com as empresas e com a economia — das variáveis imprevisíveis, como as interferências de Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Olhando para os fundamentos, estamos vendo uma bolsa negociando abaixo da média dos últimos 10 anos em termo de Preço/Lucro (indicador da relação entre o valor de mercado da empresa e os seus lucros anuais). Desde 2021, a bolsa vem negociando entre 7x e 8x o P/L, então a bolsa está muito, muito barata”, afirmou.

Em relação aos juros nos EUA, o especialista comentou a expectativa do mercado em torno da fala de Jerome Powell, chairman do Federal Reserve (Fed), no simpósio de Jackson Hole. Segundo ele, foi lá que a autoridade monetária deu sinais mais claros nos últimos anos.

Para o gestor, a grande questão do momento, mais importante do que saber quando os cortes começam tanto nos EUA quanto no Brasil é identificar qual será o ritmo e a intensidade dos cortes de juros.

“Vai ser importante ver como a economia vai se comportando. A grande vantagem pra quem olha pra renda variável é que tem muito espaço, tem muito juros pra cortar”, disse Tambellini.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O programa ainda abordou o desempenho dos mercados globais e outros destaques corporativos. Para acompanhar, o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.

  • VEJA MAIS: Onde investir em criptomoedas? O Crypto Times elaborou um e-book gratuito com as recomendações das principais corretoras e plataformas de ativos digitais; confira aqui

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar