Se Lula for eleito, eventuais viagens externas antes da posse dependerão do clima da transição
Apesar do desejo do próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de viajar ao exterior ainda antes de tomar posse, no caso de ser eleito no próximo domingo, a campanha trabalha com um cenário incerto por não saber como será uma eventual transição com o governo de Jair Bolsonaro.
Nenhum planejamento foi feito ainda, mas, de acordo com uma fonte, existe a possibilidade, se for possível e houver convites, de um giro que pode incluir Argentina, em primeiro lugar, e os Estados Unidos.
Pode até ocorrer uma eventual participação na COP27, no Egito, que acontece na segunda quinzena de novembro, se houver espaço para tanto.
SEU SALÁRIO LÍQUIDO PODE MUDAR: Lula e Bolsonaro querem mexer no salário de brasileiros com mudança nos impostos – e isso pode impactar sua renda nos próximos meses. Entenda neste link o que eles querem fazer.
Coordenador do programa de governo do ex-presidente, Aloizio Mercadante admite que a decisão de viagens internacionais depende não apenas do tempo, já que a transição é relativamente curta dois meses até a posse, em 1º de janeiro, mas também do clima de transição, se será possível ao eventual presidente eleito deixar o Brasil.
“Em 2002 tivemos uma transição civilizada e republicana com Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Não temos a mesma segurança de transição nesse governo”, disse Mercadante em entrevista a jornalistas estrangeiros.
Em 2002, logo depois de ser eleito, Lula foi a Argentina, Estados Unidos, México em Chile, ainda antes de tomar posse. Em entrevistas, o ex-presidente manifestou o desejo de fazer o mesmo dessa vez, mas a decisão só será tomada depois do domingo.
Ex-chanceler de Lula, o embaixador Celso Amorim destacou que a integração da América Latina e a questão climática são temas de maior interesse do ex-presidente nesse momento, mas garantiu que ainda não conversou sobre eventuais viagens.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!
Com Lula ou Bolsonaro, poupança e conta corrente estão “comendo” o seu dinheiro sem você perceber – e a situação tende a piorar. Veja como fugir disso clicando aqui.