CryptoTimes

Se houver demanda, Nvidia pode voltar a fabricar GPUs para a mineração de criptomoedas

18 jan 2021, 16:19 - atualizado em 18 jan 2021, 16:19
Conforme o valor do bitcoin foi aumentando, as unidades de processamento gráfico, existentes em computadores para jogos, começaram a ser usadas, pois conseguiam resolver os problemas SHA256 mais rapidamente do que CPUs, mas eram mais caras (Imagem: Pixabay/WorldSpectrum)

A fabricante de chips Nvidia pode voltar a fabricar unidades de processamento gráfico (GPUs) para a mineração de criptomoedas se houver demanda, segundo Colette Kress, diretora financeira da empresa.

Durante uma conferência na semana passada, Kress disse: “se a demanda cripto aumentar ou virmos uma quantia significativa, poderemos usar essa oportunidade para retomar a linha de produtos CMP para atender à crescente demanda”.

“CMP” se refere a “crypto-mining cards”, ou chips específicos para a mineração cripto, que removem o recurso de vídeo, necessários para jogadores.

Atualmente, Nvidia não sabe quanta demanda vem de mineradores cripto, apesar de um analista da RBC ter estimado recentemente que a empresa vendeu US$ 175 milhões em GPUs Ampere a mineradores de ether (ETH).

“Não temos ideia de quanta demanda da série RTX 30 vem de mineração”, afirmou kress. “Então, não acreditamos que seja uma grande parte do nosso negócio. A demanda de jogos é muito forte e achamos que é maior do que nosso atual fornecimento.”

As placas de vídeo RTX 30 são muito utilizadas por jogadores e criadores (Imagem: Nvidia)

GPUs são mais usadas para a mineração de moedas, como ETH, embora o bitcoin seja minerado por meio de chips de circuitos integrados de aplicação específica (ASICs), cuja tecnologia realiza o processamento de forma ainda mais veloz.

Dez criptomoedas que você pode minerar em casa