AgroTimes

Se financeiro deixar, soja e milho voltam na 3ª entre ‘modo’ fundamento (positivo) e cautela

05 set 2022, 8:34 - atualizado em 05 set 2022, 10:37
Milho, Trigo, Soja
Soja e milho podem sustentar alta na terça lastreados em fundamentos (Imagem: Pixabay)

Com as bolsas dos Estados Unidos fechadas, a soja e o milho aguardam a reabertura dos mercados futuros, na terça, em ‘modo’ espera positivo para os preços.

Também não se descarta movimentos técnicos cautelosos, inclusive na semana, por atenção antes o importante relatório de oferta e demanda do USDA de setembro, o último antes do início da colheita americana, que será divulgado dia 12.

Desconta-se, também, a possibilidade de inexistência de influências mais diretas do financeiro, especialmente se mantiver a trégua, na sequência de saída do feriado no país nesta segunda (5).

Na sexta, dados de criação de empregos entre os americanos, em agosto, em número bem abaixo dos de julho, tiraram um pouco de pressão sobre a possibilidade de aumento das taxas de juros abaixo dos 75 pontos base. Prevalecendo esse entendimento, diminui a aversão ao risco e a fuga de recursos para ativos de menor risco.

Hoje, a Opep e Rússia (Opep+) decidem se cortam ou se mantêm a produção de petróleo, com as apostas pendendo mais para a segunda tendência.

A soja vem apresentando saltos na demanda da americana, e inclusive da brasileira, encurtando a oferta, em meio ainda a duas semanas para terminar o desenvolvimento das lavouras nos EUA. Informações de recente rali de safra por lá deu que os prejuízos com a seca foram recuperados, contra últimos dados do USDA que ainda apontam condições não tão boas.

E tem mais de sete a 10 dias de tempo seco em importantes estados produtores. Na sexta, o bushel de novembro subiu 25,75 centavos de dólar em Chicago.

O milho, este sim apresenta produtividade mais baixa, porém ainda não está com a demanda muito aquecida, enquanto aumentam as exportações brasileiras.

Mas Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, vê os preços sustentados acima de US$ 6,5 (sexta fechou em US$ 6,65, em mais 7,75 centavos no dezembro), como bons.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar