Schalke 04, time alemão, retira o patrocínio da empresa russa de gás Gazprom da camisa
Após o ataque da Rússia à Ucrânia, o time alemão Schalke 04 anunciou a retirada do patrocínio da multinacional de gás, Gazprom, de sua camisa. A retirada da empresa russa não representa ainda o rompimento completo do contrato de patrocínio.
Em comunicado oficial, o time alemão declarou que “perante os acontecimentos, desenvolvimento e escalada dos últimos dias, o FC Schalke 04 decidiu retirar das camisolas o lettering do seu principal patrocinador – ‘GAZPROM’. Esta etapa segue as discussões com a GAZPROM Germania. Em vez disso, ‘Schalke 04’ estará no peito dos Royal Blues.”
Que modelo você prefere, torcedor? ?
? _schalke__1904 (ig) pic.twitter.com/2YNmwwXaMe
— Schalke 04 Brasil (@FCSchalke04BR) February 24, 2022
O movimento para a retirada do nome “Gazprom” da camiseta veio com campanha do jornal alemão Bild, um dos maiores da Alemanha. Entretanto, a solicitação era que o nome da multinacional de gás fosse substituído por “Liberdade para a Ucrânia”, porém, a troca foi feita apenas para o nome do time.
O jornal Bild publicou diversas matérias sobre o assunto, evidenciando a importância do posicionamento dos clubes em relação aos acontecimentos.
O time pode se comprometer financeiramente com a perda do patrocínio, porém, ainda assim optou pela retirada do nome Gazprom.
Outra repercussão no mundo esportivo foi a mudança na sede da final da UEFA Champions League, que aconteceria em São Petersburgo, na Rússia. Nesta sexta-feira (25), foi anunciada a mudança da final para Paris, na França.