Commodities

Saudi Aramco sinaliza retomada total da produção de petróleo em novembro

09 out 2019, 8:35 - atualizado em 09 out 2019, 8:35
Petróleo Brent Setor Petrolífero Commodities
Empresa projeta retomada total no mês que vem (Imagem: Reuters/Carlos Garcia Rawlins)

A Saudi Aramco afirmou nesta quarta-feira (9) que a produção de petróleo será retomada por completo no final de novembro, de acordo com a reportagem da CNBC.

“Em setembro tivemos, em termos de capacidade produtiva, 11,3 milhões de barris por dia e, no final de novembro, teremos aproximadamente 12 milhões de barris por dia, o que é nossa capacidade máxima de produção”, projetou o CEO Amin Nasser, durante conferência do setor em Londres.

Para o executivo, todos os países devem se unir contra atos terroristas. “A ausência de uma resolução internacional para tomar ações concretas em torno podem encorajar terroristas e colocar a segurança energética do mundo em risco”, apontou.

Oferta mantida

Em relação ao plano de IPO (Oferta Inicial de Ações) da maior petrolífera do mundo, Nasser avalia que não houve quaisquer atrasos em virtude dos ataques ao sistema produtivo.

“Estamos prontos assim que os acionistas avaliarem o momento adequado”, afirmou o CEO. O IPO da Saudi Aramco deverá ser o maior da história, pela magnitude de sua operação e tamanho da empresa.

Demanda pesa

Por outro lado, a chefe do setor de commodities da RBC Capital Markets Helima Croft avalia que as crescentes tensões no comércio internacional e os impactos na demanda energética são mais preocupantes do que possíveis disrupções do lado da oferta, segundo a CNBC.

“A grande virada neste mercado em 2019 foi a retomada da guerra comercial e, enquanto tais temores permanecerem, a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) pode fazer o que quiser em termos de corte de produção, mas a questão-chave é: isso pode fazer com que a cotação do petróleo suba”, avaliou Croft.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar