Satélites Starlink de Musk sofrem interrupções por grande tempestade solar
Starlink, o braço de satélites da SpaceX de Elon Musk, alertou no sábado sobre um “serviço degradado” enquanto a Terra é atingida pela maior tempestade geomagnética devido à atividade solar em duas décadas.
A Starlink possui cerca de 60% dos cerca de 7.500 satélites que orbitam a Terra e é um player dominante na Internet via satélite.
- Seu WhatsApp pode ser uma “mão na roda” para suas finanças: entre na nossa comunidade gratuita, In$ights, e receba análises, recomendações de investimentos e notícias do Money Times.
Musk disse anteriormente em um post no X que os satélites Starlink estavam sob muita pressão devido à tempestade geomagnética, mas estavam aguentando até agora.
Major geomagnetic solar storm happening right now. Biggest in a long time. Starlink satellites are under a lot of pressure, but holding up so far. pic.twitter.com/TrEv5Acli2
— Elon Musk (@elonmusk) May 11, 2024
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA disse que a tempestade é a maior desde outubro de 2003 e provavelmente persistirá durante o fim de semana, representando riscos para os sistemas de navegação, redes elétricas e navegação por satélite, entre outros serviços.
Os milhares de satélites Starlink em órbita baixa da Terra usam links de laser entre satélites para transmitir dados entre si no espaço à velocidade da luz, permitindo que a rede ofereça cobertura de Internet em todo o mundo.