Empresas

Saraiva (SLED4): Após fechar lojas, presidente e vice renunciam aos cargos

23 set 2023, 12:40 - atualizado em 23 set 2023, 12:40
saraiva
Saraiva anunciou esta semana que vai encerrar as operações de lojas físicas (Imagem: Divulgação/Humberto Souza/Saraiva)

A livraria Saraiva anunciou que Jorge Saraiva Neto pediu renúncia dos cargos de presidente, diretor de relações com investidores e membro do conselho de administração, conforme comunicado na sexta-feira (23). Oscar Pessoa Filho também saiu do posto de diretor vice-presidente, afirmou a companhia.

Marta Helena Zeni assumirá como diretora presidente e de relações com investidores, e Gilmar Antonio Pessoa ficará como vice.

A Saraiva informa que a assembleia geral especial de acionistas preferencialistas, convocada para sexta, não foi instalada por restrição de quórum. Com isso, restou “a ratificação da deliberação sobre o critério de conversão da totalidade das ações”.

A companhia informa que, oportunamente, adotará as providências necessárias para nova convocação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Saraiva em recuperação judicial

A notícia das renúncias vem após a livraria, em recuperação judicial, encerrar as operações de suas lojas físicas.

O encerramento das operações ocorreu com a respectiva redução proporcional do quadro de colaboradores, de acordo com a companhia. A partir do dia 25 de setembro de 2023, a Saraiva passa a operar exclusivamente via e-commerce.

A Saraiva é uma das empresas que têm tentado passar pela crise que tem se alastrado no mercado editorial nos últimos anos. A companhia entrou com pedido de recuperação judicial no fim de 2018 com uma dívida acumulada na época de mais de R$ 670 milhões.

Veja o comunicado: