Finanças Pessoais

Saque-Aniversário do FGTS: Como investir na renda fixa e bater taxa de 3% do fundo de garantia

14 jan 2023, 13:00 - atualizado em 13 jan 2023, 14:37
Saque Aniversário FGTS
Saque-Aniversário do FGTS também pode alimentar os seus investimentos em 2023. Saiba como fazer isso. (Imagem: Shutterstock)

O Saque-Aniversário do FGTS já abriu os trabalhos em 2023, permitindo que trabalhadores retirem de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário.

Trocar a rentabilidade de 3% ao ano do fundo de garantia por taxas mais atrativas na renda fixa, sem correr grandes riscos e ter até a liquidez diária que o FGTS não oferece, são algumas das vantagens de preferir usar a modalidade saque-aniversário.

Até agora, cerca de 17,8 milhões de pessoas aderiram ao saque-aniversário.

Para quem não vai usar os recursos para pagar dívidas ou despesas, vale a pena sacar esse dinheiro para investir, e não correr o risco do dinheiro perder valor contra a inflação, explica Rodrigo Salvador, planejador financeiro e sócio da HCI Invest.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Renda fixa em 2023

Só de comprar o rendimento do FGTS com o produto de renda fixa que tem a menor remuneração do mercado, a caderneta de poupança, a mudança já vale a pena do ponto de vista de rentabilidade.

“A poupança tem rentabilidade de 6% ao ano mais uma taxa TR e encerrou 2022 com rendimento de 2% acima da inflação. Em contrapartida, o fundo de garantia oferece a metade da rentabilidade. E quanto a gente pensa na taxa Selic a 13,75% ao ano, a diferença fica ainda maior”, destaca Salvador.

O investidor pode facilmente encontrar investimentos na renda fixa que pagam 100% do CDI (indicador que rendeu mais que o triplo da poupança em 2022), que ainda podem contar com a vantagem da liquidez diária, característica ideal para uma reserva de emergência.

No caso dos títulos públicos, o Tesouro Selic é quem acompanha a variação da taxa básica de juros e permite resgate imediato. Nesse investimento presente no Tesouro Direto, a pessoa empresta dinheiro ao governo brasileiro.

Outro investimento que também oferece rendimento de 100% do CDI ou mais é o CDB (Certificado de Depósito Bancário). A diferença aqui é que o investidor empresta dinheiro para bancos e o recebe de volta com juros.