João Doria

São Paulo terá 7 presídios novos sob gestão privada, diz Doria

18 jan 2019, 17:32 - atualizado em 18 jan 2019, 17:32

O governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (18) que o sistema prisional do Estado irá passar por uma expansão sob gestão privada. Inicialmente, serão sete presídios que irão funcionar em uma Parceria Público-Privada (PPP), com capacidade para abrigar 12 mil detentos.

+ Veja aqui quais são as pequenas gigantes da Bolsa que podem te ajudar a transformar centavos em milhões

11 ações que irão mandar bem nos resultados do 4º trimestre, segundo o BTG

Quatro unidades já estão em fase de construção, enquanto os outros três complexos deverão ser construídos nos próximos quatro anos. O modelo visa melhorar as condições dos detentos a partir da instalação de um parque fabril interno e de melhores condições de ressocialização e profissionalização.

“É modernizador, tem mais eficiência, melhor controle. Permite que o Estado coloque toda sua força em torno dos complexos e não dentro deles”, afirma Doria.

O modelo de concessão ainda está para ser definido. Para isso, a Secretaria da Administração Penitenciária visitará o presídio de Ribeirão das Neves e também complexos dos Estados Unidos, onde existe bastante concessão de presídios para a iniciativa privada.