ImóvelTimes

São Paulo ou Rio de Janeiro: qual capital possui o metro quadrado mais caro?

14 jan 2020, 14:24 - atualizado em 14 jan 2020, 14:24
Imóveis Ibirapuera São Paulo
Estudo mostra diferenças de preços nas capitais (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

As regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, além de serem as maiores do Brasil, funcionam como termômetro do mercado imobiliário.

Esta constatação se deve, entre outros fatores, pelo protagonismo de ambas as regiões para a economia, contendo as principais empresas do país, e pela alta oferta de imóveis disponíveis.

Dentro deste panorama, estudo publicado pela Cushman & Wakefield e divulgado pelo Safra revela os preços dos imóveis em ambas as regiões, além da disponibilidade dos mesmos, importante variável para escolher os melhores fundos imobiliários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paulistas

Em São Paulo, os preços pedidos de aluguel apresentaram uma alta de 2,1% durante o terceiro trimestre de 2019, para R$ 90,41/m2 – maior valor observado no ano.

A taxa de vacância caiu 0,7 ponto percentual, atingindo 20,7%. “Este resultado foi atingido pela absorção líquida de 28,8 mil metros quadrados, principalmente concentrada nas regiões da JK, Chucri Zaidan e Faria”, afirma o Safra.

Cariocas

Por sua vez, no Rio de Janeiro, “o mercado corporativo está mostrando sinais de melhora nas regiões centrais”.

“A absorção líquida mostrou um crescimento expressivo quando comparado com trimestres anteriores”, avalia o Safra.

A taxa de vacância caiu 35,2 pontos-base, para 36,2%. Já o preço médio pedido de aluguel por metro quadrado caiu 2,3% no trimestre comparado com os três meses anteriores, para R$ 95,48/m2.