São Paulo: Lei proíbe consumo de bebida em postos; entenda
O governador de São Paulo João Doria (PSDB) sancionou nesta quarta-feira (16) um projeto de lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nos postos de gasolina de todo o estado. O consumo de álcool, no entanto, pode acontecer dentro das lojas de conveniência – que continuarão vendendo as bebidas – e nas áreas restritas e delimitadas, mas não no local de abastecimento.
Avisos de proibição serão fixados nos postos e, a pessoa que infringir a lei, caso persista em ficar no lugar, será retirada à força, se necessário, por policiais.
De acordo com o Major Emerson Massera Ribeiro, chefe da divisão de mídias da Polícia Militar, o Governo de São Paulo irá regulamentar a lei nº 16.927, de autoria do deputado Wellington Moura (PRB), em até 60 dias.
“A Polícia Militar vê a legislação como uma possível ferramenta preventiva, pois há um grande fluxo de ocorrências em postos de combustíveis, motivadas inicialmente pelo consumo de álcool”, disse o major em entrevista ao Money Times.
Para ele, a lei, que já entrou em vigor, irá contribuir para a redução de desentendimentos, agressões, lesões corporais, perturbação do sossego e acidentes de trânsito ocasionados pela combinação álcool e direção.