Cidades

São Paulo começará a vacinar crianças com CoronaVac logo após aprovação da Anvisa

19 jan 2022, 14:34 - atualizado em 19 jan 2022, 14:34

O governo do Estado de São Paulo iniciará a vacinação de crianças contra a Covid-19 com a vacina CoronaVac imediatamente após uma aprovação do imunizante para a população pediátrica pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), disse nesta quarta-feira o governador João Doria (PSDB).

A expectativa é que a Anvisa decida sobre o tema na quinta-feira. De acordo com Doria e com Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, que envasa a CoronaVac, existem 15 milhões de doses da vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em estoque e, dessas, 10 milhões já estão reservadas à população infantil paulista.

“A nossa capacidade, sim, é de vacinar a totalidade das crianças nessa faixa etária aqui no Estado de São Paulo e ainda disponibilizar 5 milhões de doses para o Ministério da Saúde ou para governos estaduais que desejarem adquirir vacinas”, disse Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

“Se houver necessidade de mais, o Butantan tem capacidade de, no curto prazo, colocar à disposição”, assegurou.

De acordo com Doria, caso a Anvisa aprove na quinta o pedido de uso emergencial da CoronaVac em pessoas de 3 a 17 anos, a vacinação de crianças com o imunizante começará “quinze minutos depois”.

Atualmente, a CoronaVac não está mais sendo aplicada em adultos no país, tendo sido substituída no programa nacional de imunização pelas vacinas da Pfizer, da AstraZeneca e da Janssen.

Segundo o presidente do Butantan, se a CoronaVac for aprovada para aplicação em crianças pela Anvisa, o instituto está aberto a receber pedidos tanto de outros Estados quanto do Ministério da Saúde. Ele lembrou que alguns Estados compraram a CoronaVac diretamente do Butantan após o término do contrato com o governo federal para a vacinação de adultos.

João Doria
De acordo com Doria, caso a Anvisa aprove na quinta o pedido de uso emergencial da CoronaVac em pessoas de 3 a 17 anos, a vacinação de crianças com o imunizante começará “quinze minutos depois” (Imagem: Flcik/Governo de São Paulo)

“Uma vez aprovada a vacina, o Butantan estará aberto a solicitações”, disse. “Com relação ao ministério, não houve, até este momento, nenhuma solicitação, embora tenham sido feitas ofertas (à pasta) no correr do último ano e mais recentemente.”

No momento, crianças de 5 a 11 anos de idade estão sendo vacinadas com a versão pediátrica da vacina da Pfizer, mas a quantidade de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde aos Estados ainda é pequena.

Na mesma coletiva, o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, informou que, em dois meses, o número de internados em leitos pediátricos de unidades de terapia intensiva no Estado saltou 61%.

“É indispensável, é fundamental, a imunização, a proteção dessas crianças, crianças essas que passam a ser protegidas. Só no ano passado, nós perdemos 92 crianças decorrentes de Covid das mais de 2.500 que internaram de formas graves”, disse.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar