AgroTimes

A entressafra chegou: XP reforça ‘top pick’ após etanol saltar 12% em 2024; confira

30 jan 2024, 12:30 - atualizado em 30 jan 2024, 12:46
etanol são martinho
Os estoques de etanol estão diminuindo rapidamente com a interrupção da produção, mas o biocombustível continua competitivo (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

A moagem da cana-de-açúcar no Brasil entra no tradicional período da entressafra, período entre o fim do ciclo produtivo e início do cultivo do próximo ciclo.

Segundo a XP Investimentos, apesar de a maioria das usinas de açúcar ter interrompido suas operações nesta temporada, as exportações de açúcar permanecerão bem acima da faixa de 5 anos, com estoques disponíveis ainda grandes.

Já os estoques de etanol estão diminuindo rapidamente com a interrupção da produção, mas o biocombustível continua competitivo, levantando questões sobre o quão assertiva foi a estratégia das empresas do setor de adiar as vendas.

Dessa maneira, os preços do açúcar subiram 17% em relação ao mínimo dos últimos 3 meses, enquanto os preços do etanol subiram 12% em janeiro.

Sendo assim, a São Martinho (SMTO3), ‘top pick’ da XP entre as empresas do agronegócio, subiu apenas 7,9% em relação ao mínimo dos últimos 3 meses.



Com isso, a corretora reforça sua recomendação de compra, com preço-alvo de R$ 44,30 e potencial de alta de 55%, com a empresa negociada em um valuation atrativo (4,2x EV/EBITDA e 6,5% FCF Yield para 2024/25E). 

Cana, açúcar, etanol e Ciclo Otto

Depois de uma moagem recorde no quarto trimestre, a moagem de cana-de-açúcar está entrando em um curto período de entressafra até que a nova safra comece no final de março, oficialmente em abril. As chuvas recentes são positivas para o desenvolvimento da safra 24/25.

Apesar de a maioria das usinas de açúcar ter interrompido suas operações nesta temporada, as exportações de açúcar permanecerão bem acima da faixa de 5 anos, com estoques disponíveis ainda grandes.

Os preços do açúcar se recuperaram da venda de dezembro com os fundamentos altistas da Índia e da Tailândia e devem encontrar suporte em torno da faixa de 24 cents/lp.

Os estoques de etanol estão diminuindo rapidamente com a interrupção da produção, mas o biocombustível continua muito competitivo e, portanto, os preços subiram 12% até agora em janeiro.

As vendas estão aumentando em relação ao ano passado, tanto para o hidratado quanto para o anidro, na primeira quinzena do mês.

Por fim, o etanol continua muito competitivo na entressafra da cana-de-açúcar, mesmo após o recente aumento de preços. Os preços mais altos do Brent e o enfraquecimento do real também aumentaram a pressão de compra do etanol, que deve permanecer competitivo por mais tempo, com a queda limitada do preço da gasolina.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar