BusinessTimes

Santos Brasil vence edital para explorar 64 mil metros quadrados do Porto de Santos

18 jan 2021, 19:00 - atualizado em 20 jan 2021, 16:45
Santos Brasil Exportações Contêineres Portos
De acordo com o documento, a companhia movimentará contêineres vazios, além de cargas geral e de projeto, reforçando a sua presença no Porto de Santos  (Imagem: Reuters/Ronen Zvulun)

A Santos Brasil (STBP3) venceu um edital para a exploração de 64 mil metros quadrados no cais do Saboó, no Porto de Santos, por 180 dias, mostra comunicado enviado ao mercado nesta segunda-feira (18).

De acordo com o documento, a companhia movimentará contêineres vazios, além de cargas geral e de projeto, reforçando a sua presença no Porto de Santos e a ampliação dos serviços ofertados à sua base atual e potencial de clientes na margem direita do porto, onde já opera uma área de 42.000 m² também no cais do Saboó.

De acordo com as regras do edital, a companhia deve apresentar os documentos de qualificação em até 05 dias úteis, cujo prazo expira no próximo dia 21 de janeiro.

“Uma vez declarada habilitada e homologado o resultado do processo seletivo simplificado, bem como publicada a resolução autorizativa da ANTAQ, a companhia será convocada para a assinatura do respectivo contrato de transição em até cinco dias”, diz.

Ponte ligando Santos ao Guarujá é vantajosa para Santos Brasil

Passaram-se décadas e a proposta de uma ligação entre Santos e Guarujá, no litoral paulista, segue indefinida.

A notícia mais recente dá conta que a Autoridade Portuária de Santos abrirá licitação dos interessados em elaborar um estudo de viabilidade econômica para a construção de um túnel.

O Governo do Estado de São Paulo também já apresentou um projeto para área, só que a ligação ocorreria por uma ponte.

Segundo a Ágora em relatório enviado a clientes, tanto no projeto do Governo Federal quanto no Estadual é esperada uma parceria público-privada.

“A construção da ponte poderia beneficiar a Ecorodovias (ECOR3), responsável pela obra, e a Santos Brasil pois a ponte frustraria os planos da BTP de expandir sua capacidade terminal”, afirmaram os analistas Victor Mizusaki e Ricardo França.

Errata: o texto foi alterado para correção da informação de que a Autoridade Portuária de Santos, e não a Capitania dos Portos de Santos, irá abrir a licitação. 

Veja o documento: