Santander testa ferramenta de dados cripto da Elliptic em transações de clientes
Nesta terça-feira (22), a Elliptic completou um teste-piloto com o grande banco espanhol Santander (SAN), segundo um anúncio publicado pela empresa de análise em blockchain.
O teste-piloto focou na avaliação de risco do uso por clientes de corretoras de criptomoedas. A empresa usou a ferramenta Discover da Elliptic para “ajudar o Santander a avaliar a exposição indireta a cripto ao sinalizar e analisar transações entre os clientes do banco e corretoras cripto”.
Elliptic não especificou a amplitude do piloto, apesar de, no comunicado de imprensa, a CEO Simone Maini ter parabenizado o sucesso do teste.
Aparentemente, o teste-piloto envolveu a participação do Mouro Capital, um antigo braço de capital de risco do Santander e investidor contínuo da Elliptic.
Junto com a Chainalysis e a CipherTrace, Elliptic é uma das principais empresas de análise que focam no uso ilícito de criptomoedas por meio de blockchain. Diferente das outras duas empresas, a Elliptic evita firmar contratos com governos.
Porém, conforme grandes ataques de ransomware fizeram com que o uso criminosos de criptomoedas se tornasse uma enorme prioridade internacional, fornecedores de serviços financeiros terão de implementar cada vez mais medidas de auditoria jurídica sobre o uso de cripto, a fim de agradar aos reguladores.