Ação do Santander sobe mais de 2% com projeções otimistas até 2022
Depois de divulgar no final da tarde de terça-feira que espera, até 2022, atingir uma rentabilidade média sobre o patrimônio (ROE) de cerca de 21%, as ações do Santander (SANB11) operam com importante valorização, se destacando entre as principais valorizações do Ibovespa.
Por volta das 10h45, os papéis tinham ganhos de 2,31% a R$ 44,29.
Além disso, banco também espera que seu índice de eficiência ficará ao redor de 38% e que o crescimento médio de seus clientes ativos será maior que 7% até 2022. A instituição afirmou que a carteira de crédito terá crescimento médio acima de 10 por cento até 2022. Mais cedo, o presidente-executivo do banco, Sergio Rial, estimou crescimento anual de 10% na carteira de crédito do banco até 2022.
Selic favorável
Para o banco, a tendência é que a taxa de juros no Brasil permaneça baixa, o que vai contribuir para o crescimento da carteira de crédito, que atualmente é de R$ 317,62 bilhões, De acordo com Rial, o crescimento da base de clientes pessoas físicas será o principal motor da alta do crédito.
Uma das apostas da instituição é o crescimento fora dos centros urbanos, tendo como prioridade abrir agências menores no interior do Brasil. Em contrapartida, o banco deverá fechar estruturas em regiões mais bem povoadas.
O Santander também tem apostado no crédito imobiliário, com a tendência de menor subsídio com o Minha Casa, Minha Vida, favorecendo os bancos privados a aumentarem sua participação no segmento habitacional.