Santander (SANB11) surpreende, Bradesco (BBDC4) decepciona e Itaú (ITUB4) em linha; veja destaques dos bancos no 4T24
![](https://www.moneytimes.com.br/uploads/2025/02/thumb-.jpg)
A temporada de resultados começou oficialmente para os grandes bancos na semana passada, quando Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11) divulgaram seus balanços no quarto trimestre de 2024 (4T24). De acordo com Renato Carvalho, editor-chefe do Money Times, os números trouxeram panoramas distintos.
“Todo mundo cresceu, mas tiveram diferenças. O Santander foi o que mais surpreendeu o mercado positivamente, com resultados acima do esperado, diferente do Bradesco, que veio com uma rentabilidade abaixo das expectativas. O Itaú entregou aquilo que se esperava”, disse Carvalho, em entrevista ao Giro do Mercado desta segunda-feira (10).
- VEJA MAIS: Calendário de resultados desta semana inclui Usiminas, Suzano e outras 7 empresas; acompanhe a cobertura completa
O programa ainda contou com a participação de Renan Dantas, editor-assistente do Money Times, que fez a cobertura dos resultados e acompanhou as apresentações dos bancos após a divulgação. De acordo com Dantas, o que chamou atenção foi a cautela dos CEOs em relação ao aumento da carteira de crédito em 2025.
Dantas ressalta que todos os bancos estão pessimistas em suas previsões para o cenário econômico, com expectativa de que a taxa Selic chegue a um patamar de 15%. No entanto, fatores como a recente queda do dólar podem mudar as perspectivas. Caso a taxa de câmbio se mantenha abaixo das expectativas, as instituições podem tomar mais riscos.
Para os jornalistas, o conservadorismo é característico dos bancos, até porque dessa forma continuam aumentando seus lucros. Um exemplo é o Itaú, que cresceu em segmentos considerados de baixo risco, como crédito para grandes empresas e crédito imobiliário, segundo Carvalho.
Nos casos de Bradesco e Santander, segmentos de maior risco como crédito pessoal e cartão de crédito foram os que mais cresceram. Apesar disso, os jornalistas afirmam que a inadimplência se mantém controlada.
Outros assuntos discutidos foram os resultados do BTG Pactual (BPAC11) e o impacto da ideia do Governo Federal de facilitar o acesso ao crédito consignado privado. Para acompanhar o programa na íntegra e ficar por dentro de todos os detalhes, acesse o canal do Money Times no youtube.
- VEJA TAMBÉM: Quais são as melhores ações, FIIs, BDRs e criptomoedas para comprar em fevereiro? O programa Onde Investir, do Seu Dinheiro, parceiro do Money Times, dá o veredito.