BusinessTimes

Santander (SANB11): A dupla que penaliza o banco

26 out 2022, 9:28 - atualizado em 26 out 2022, 10:33
leilão santander casas e apartamentos
Maior conservadorismo na concessão de crédito não foi suficiente para segurar o aumento da inadimplência. (Imagem: REUTERS/Kacper Pempel)

A dupla de menor crescimento na receita e pressão nas despesas deve continuar a atuar de forma desfavorável para o Santander (SANB11), em um momento de concessões de crédito mais focadas em linhas conservadoras, disse a Empiricus nesta quarta-feira (26).

O banco teve uma queda de 28,9% do lucro na base anual, a R$ 3,039 bilhões no terceiro trimestre, em um reflexo de receitas em queda com inadimplência e despesas em alta. O retorno sobre patrimônio líquido caiu 5 p.p., para 16%, segundo balanço divulgado hoje.

“Por mais que o aumento da inadimplência fosse esperado com mais intensidade para o Santander, a penalização do lucro foi acentuada”, destacou a analista Larissa Quaresma, que assina o relatório da casa de análises. “Mantemos nossa preferência por Itaú (ITUB4) no setor bancário”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conservadorismo do Santander

Para a Empiricus, o maior conservadorismo na concessão de crédito não foi suficiente para segurar o aumento da inadimplência, que, avalia a casa, reflete o comportamento das safras de crédito passadas.

A carteira de crédito cresceu 4% sequencialmente, para R$ 566 bilhões. A expansão foi puxada pelo crédito às grandes empresas e, na pessoa física, pelo consignado e imobiliário – linhas mais conservadoras.

O índice de empréstimos atrasados há mais de 90 dias cresceu em 0,1 p.p. trimestralmente, e em 0,6 p.p. anualmente, para 3% da carteira de crédito total.

Por outro lado, esse patamar representa estabilidade em relação ao terceiro trimestre de 2019, período “normalizado” pré-pandemia, nota Quaresma.

“De toda forma, esperamos que os atrasos continuem a aumentar nos próximos trimestres”, destacou.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!