Santander lidera ranking de reclamações do BC no 1° trimestre
Por Angelo Pavini da Arena do Pavini
O Santander (SANB11) está na liderança do ranking de reclamações do Banco Central (BC) do primeiro trimestre deste ano, com um índice de queixas ponderado pelo número de clientes de 25,93. No total, o banco foi alvo de 1.135 reclamações.
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Em seguida aparecem o Bradesco (BBDC4), com índice de 23,35 e 2.239 reclamações e a Caixa Econômica Federal, com índice 23,25 e 2.121 reclamações. O número de queixas dos dois bancos é maior que o do Santander, mas eles têm mais clientes, por isso o que vale é a proporção. O banco espanhol estava em segundo lugar no quarto trimestre, com índice 24,04 e 1.033 reclamações.
O Itaú Unibanco (ITUB4) aparece em quarto lugar, com índice 21,29 e 1.662 reclamações. Já o Banco do Brasil (BBAS3) , que liderava o ranking de reclamações no quarto trimestre, agora está em quinto lugar, com índice 20,77 e 1.337 reclamações. No trimestre anterior, o BB tinha índice 24,98 e 1.585 reclamações. Votorantim e Banrisul (BRSR6) vêm em seguida.
Entre os bancos de menor porte, com menos de 4 milhões de clientes, o líder em reclamações foi a Facta Financeira, com índice 1.066,41 e 76 reclamações procedentes. O Banco Modal vem em seguida com índice 833,65 e 130 reclamações, e o Novo Banco Continental, com índice 559,42 e 23 reclamações.
Em quarto lugar aparece o Safra, com índice 217,18 e 402 reclamações (eram 165 no quarto trimestre), seguido do Banco Pan, com índice 194,71 e 683 reclamações.
No quarto trimestre, a liderança em queixas entre instituições menores era do Modal, com índice 1.827,79 e 56 reclamações.
A principal queixa feita ao BC foi a de oferta ou prestação de informações inadequadas sobre produtos e serviços, com 2.045 reclamações. Em seguida vem irregularidades relativas a serviços de cartões de crédito, como cobrança indevida em fatura de cartão, estorno não realizado ou cobrança em duplicidade. Foram 1.201 reclamações.
Em nota, o Santander informou que “trabalha continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, tornando-os mais simples e ágeis para garantir a satisfação dos consumidores com o banco”.