Santander está de olho em operação de varejo do Citi no México
O Banco Santander espera participar da análise para apresentar uma potencial proposta pela operação de banco de varejo do Citigroup no México, disse a presidente do Conselho de Administração, Ana Botín.
“Quando o processo começar, esperamos fazer parte” dele, afirmou Botín em entrevista na quarta-feira, confirmando uma notícia veiculada pela Bloomberg no mês passado. O Santander está focado em crescimento orgânico, mas o México é um mercado fundamental para o banco espanhol, disse ela à Bloomberg TV.
O Citigroup planeja se retirar das operações de varejo, pequenas empresas e middle-market no México, como parte de uma reestruturação mais ampla sob a batuta da CEO Jane Fraser. Um negócio no país tornaria o Santander — que também tem forte presença no Brasil e no Chile — um rival de maior peso contra o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria.
O Santander prometeu nesta quarta-feira aumentar sua rentabilidade e os pagamentos aos acionistas, uma vez que a alta dos juros nos principais mercados tende a elevar a receita gerada com empréstimos.
A instituição sinalizou que vai parar de reforçar as proteções de capital após se recuperar de perdas acentuadas sofridas há dois anos com a chegada da pandemia.
O Citigroup pode buscar uma avaliação de até US$ 15 bilhões em uma venda completa, segundo pessoas a par das discussões.