Santander decide bloquear pagamentos à Binance no Reino Unido
“Santander UK”, unidade do banco espanhol no Reino Unido, é a mais recente instituição financeira a bloquear pagamentos à corretora cripto Binance.
“Manter nossos clientes seguros é a nossa maior prioridade, então decidimos suspender pagamentos à Binance, em adesão ao alerta da FCA [Autoridade de Conduta Financeira] aos consumidores”, informou a página de suporte do Santander UK em um tuíte, nesta quinta-feira (8).
A unidade britânica do Santander acrescentou que observou “um grande aumento” de clientes da região se tornando vítimas de fraudes cripto nos últimos meses. De acordo com a FCA, cerca de 2,3 milhões de pessoas do Reino Unido, mais de 4% dos adultos da região, têm criptomoedas.
Em junho, a FCA baniu a Binance Markets Limited (BML) – entidade da Binance no Reino Unido –, afirmando que a empresa não tem autorização para operar na região. A proibição, porém, não envolveu a Binance.com, a principal plataforma da corretora cripto.
Com isso, não fica claro por que os bancos decidiram bloquear pagamentos de usuários à Binance.com após o alerta da reguladora britânica.
Recentemente, a corretora cripto disse, em um tuíte, que é “decepcionante” que alguns parceiros estejam tomando ações unilaterais contra clientes da Binance, com base no que aparenta ser “um entendimento incorreto dos acontecimentos”.
A Binance afirmou, em seguida, que poderá estabelecer um diálogo com esses parceiros para discutir os problemas e reiterou que leva o cumprimento de obrigações “muito a sério”.
Sanções à Binance continuam
A decisão do Santander UK acontece logo após a do banco britânico Barclays, o qual no início desta semana suspendeu pagamentos em cartões de débito ou crédito à Binance até haver mais informações.
O Lloyds Bank supostamente não permite pagamentos cripto em cartões de crédito, incluindo para a Binance.
Acredita-se que o banco NatWest também reduziu o limite diário da quantidade de dinheiro que pode ser enviada a corretoras cripto, após “uma grande quantidade de esquemas de investimentos em criptomoedas”.
A Binance está perdendo o acesso a todas as plataformas que convertem moedas fiduciárias em criptomoedas (“on-ramps”) do Reino Unido, após a suspensão pela FCA.
No início desta semana, a corretora cripto teve de suspender depósitos de clientes feitos por meio da Single Euro Payments Area (SEPA), devido “a acontecimentos que estavam além de seu controle”. A rede SEPA possibilita que clientes enviem euro para 36 países.
Além da reguladora britânica, a Binance sofreu sanções, recentemente, de reguladoras em todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Japão, Tailândia e Ilhas Cayman.
Ontem (7), a Autoridade de Supervisão Financeira da Polônia (KNF) alertou os cidadãos quanto ao uso da corretora citando o comunicado da FCA e destacou os riscos envolvidos na negociação de criptomoedas.