Santander assume compromisso de transição para economia de baixo carbono
O Santander (SANB11), dando continuidade aos Princípios do Banco Responsável, se uniu a outras 30 instituições financeiras no Compromisso Coletivo de Ação pelo Clima, cujo principal objetivo é alinhar os negócios com as metas climáticas internacionais.
O Compromisso Coletivo de Ação pelo Clima estabelece ações concretas com prazos determinados para que bancos possam, a partir do alinhamento de suas carteiras, aumentar sua contribuição no combate às mudanças climáticas.
Dentre as iniciativas impostas pelo acordo estão: ajustar as carteiras de crédito para financiar uma economia de baixo carbono; adotar medidas concretas em menos de um ano a partir da adesão ao Compromisso, utilizando produtos, serviços e relacionamento com os clientes; e assumir publicamente a responsabilidade do impacto de cada um no clima e mostrar o progresso do cumprimento dos compromissos.
“Estamos muito orgulhosos de sermos um dos fundadores dos Princípios do Banco Responsável das Nações Unidas e de nos unirmos ao Compromisso Coletivo de Ação pelo Clima para ajudar a alcançar os objetivos estabelecidos no Acordo de Paris”, comunica Ana Botin, presidente do Grupo Santander. “Todos nós – empresas, governos e indivíduos – temos a obrigação de contribuir para superar os desafios globais enfrentados hoje, e o clima é um dos mais importantes”.
Da lista das instituições financeiras que aderiram ao Compromisso, o Santander é o único com presença no varejo bancário brasileiro.
O texto completo e a lista de bancos participantes podem ser conferidos neste aqui.